Eleição nos EUA: Conheça as regras do 1º debate entre Trump e Biden

Candidatos à Presidência dos EUA se enfrentam pela primeira vez nesta terça-feira (29), às 22h, com transmissão da CNN Brasil na TV, no site e no YouTube

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
28 de setembro de 2020 às 10:36 | Atualizado 28 de setembro de 2020 às 13:04

Donald Trump e Joe Biden participam, nesta terça-feira (29), do primeiro debate presidencial em 2020. As eleições nos Estados Unidos estão marcadas para o dia 3 de novembro.

O encontro na cidade de Cleveland, em Ohio, será transmitido pela CNN Brasil a partir das 22h00, no horário de Brasília, pela TV, pelo site e pelo canal CNN Brasil no YouTube.

O formato dos debates presidenciais nos EUA tem se mantido praticamente o mesmo desde 1976, ano que que começaram a ser realizados de forma regular: os candidatos respondem perguntas feitas pelo moderador e, depois, se aprofundam na discussão sobre o tema.

Assista e leia também:
Onde assistir ao primeiro debate entre Joe Biden e Donald Trump
EUA: Confira a agenda de debates dos candidatos a presidente e vice
Trump provoca Biden e diz que exigirá teste antidoping antes de debate

O encontro desta terça, na Universidade Case Western Reserve, será moderado por Chris Wallace, da Fox News. Em 2016, ele moderou o primeiro debate entre Trump e Hillary Clinton.

Na semana passada, a Comissão para os Debates Presidenciais anunciou os seis temas que serão tratados por Trump e Biden neste primeiro encontro:

• O histórico de Trump e de Biden
• A Suprema Corte
• Covid-19
• A economia
• Raça e violência nas cidades
• A integridade da eleição

Os temas não serão discutidos, necessariamente, nesta ordem. Além disso, é possível que eles sofram mudanças, por exemplo, caso algum tema de grande relevância para o país surja antes do encontro.

Donald Trump e Joe Biden realizarão primeiro debate nas eleições dos Estados Unidos
Foto: CNN/ABC

Ao todo, o debate durará 90 minutos, divididos em 6 blocos de 15 minutos cada – em cada bloco será tratado um dos temas escolhidos pelo moderador, e não haverá intervalo comercial.

Os candidatos terão 2 minutos para responder a pergunta de Wallace sobre o tema específico. Depois, o moderador usará o restante do tempo para facilitar discussões mais profundas sobre o tema entre Trump e Biden, informou a comissão.

Outros debates

Além do encontro em Cleveland, Trump e Biden terão mais duas oportunidades para discutir suas propostas para os EUA.

A segunda delas será em 15 de outubro, no Adrienne Arsht Center – local normalmente usado para artes e eventos culturais –, na cidade de Miami, na Flórida. 

Cartazes de campanha de Donald Trump e de Joe Biden em Fairfax, na Virgínia
Foto: Al Drago - 18.set.2020/ Reuters

Este encontro será moderado por Steve Scully, editor de política da emissora C-SPAN, e terá um formato diferente dos demais, já que permitirá que moradores de Miami façam perguntas para os candidatos.

O terceiro e último encontro entre os candidatos será uma semana depois, em 22 de outubro, na Universidade Belmont, na cidade de Nashville, no Tennessee. 

A moderadora será Kristen Welker, correspondente da NBC News na Casa Branca. Este encontro seguirá o mesmo formato do primeiro debate, com perguntas feitas pela moderadora sobre temas pré-determinados.

Assista e leia também:
Jill Biden diz que seu marido está pronto para o primeiro debate com Trump
Trump mira agenda de campanha mais leve de Biden antes do primeiro debate
Saiba como Biden e Trump se preparam para o primeiro debate presidencial nos EUA

Debate dos vices

Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidente, e Mike Pence, candidato republicano, participarão de um debate próprio, no dia 7 de outubro – portanto, entre o primeiro e o segundo encontro de Biden e Trump.

Este debate acontecerá na Universidade de Utah, em Salt Lake City, e será moderado por Susan Page, chefe do escritório do jornal USA Today em Washington.

O encontro também terá 90 minutos de duração, sem intervalos comerciais, mas será dividido em 9 segmentos de 10 minutos cada. Os temas ainda não foram anunciados.