Espaço físico entre Pence e Kamala será ampliado em debate de candidatos a vice

Decisão surge em meio à disseminação do novo coronavírus na Casa Branca

Dan Merica e MJ Lee, da CNN
03 de outubro de 2020 às 02:27 | Atualizado 03 de outubro de 2020 às 03:58
Trump e Biden no primeiro debate entre candidatos à presidência
Trump e Biden ficaram a 3,8 metros de distância um do outro no primeiro debate entre candidatos à presidência
Foto: Jonathan Ernst - 29.set.2020 / Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e a indicada a vice democrata, Kamala Harris, ficarão a uma distância de 3,5 metros de cada um no debate de quarta-feira (7), disse uma fonte com conhecimento sobre o planejamento do evento à CNN.

O espaço é maior do que o originalmente planejado e foi ampliado em razão da disseminação do novo coronavírus dentro da Casa Branca. Nessa sexta-feira (2), o presidente Donald Trump e a mulher, Melania, foram diagnosticados com a doença.

O debate entre Kamala e Pence será realizado em Salt Lake City, em Utah, e será o único entre os dois candidatos.

Assista e leia também:
Eleições nos EUA: Confira a agenda de debates dos candidatos a presidente e vice
Trump e assessora estavam com Covid-19 no debate com Biden? Médicos comentam
Biden, Trump e o efeito de um debate com poucas propostas e muito bate-boca

A decisão surge após a campanha do candidato democrata à presidência, Joe Biden, levantar preocupações de saúde com relação aos anteriores 2 metros de distância entre os debatedores. Na manhã dessa sexta, Pence e Kamala testaram negativo para Covid-19.

Em meio a negociações com o Comitê de Debates Presidenciais sobre as regras do evento, a campanha de Biden expressou oposição à distância de apenas 2 metros entre Kamala e Pence, e pediu que fosse ampliado para 3,5 metros, segundo uma fonte. Para o grupo democrata, esse espaço é uma “preocupação muito séria”.

Tim Murtaugh, porta-voz de Trump, disse que está aberto a ampliar o espaço entre os candidatos. “Estamos abertos a mais espaço entre os candidatos, o que ficaremos felizes em discutir.”

Trump e Biden ficaram a 3,8 metros de distância um do outro no primeiro debate entre candidatos à presidência, informou uma fonte com conhecimento sobre o evento à CNN.

(Texto traduzido. Leia o original em inglês.)