Por que Trump pode deixar isolamento mesmo sem teste negativo para Covid-19?

De acordo com o CDC, pesquisas mostraram que pessoas tendem a não ser mais infecciosas entre 10 e 20 dias após o início dos sintomas

Arman Azad, da CNN
11 de outubro de 2020 às 17:04 | Atualizado 11 de outubro de 2020 às 17:11
O presidente dos EUA, Donald Trump: ele está liberado para voltar à campanha
Foto: Casa Branca - 7.out.2020/Reuters

O médico Sean Conley, que atende Donald Trump, afirmou que o presidente dos Estados Unidos está de acordo com os critérios do Centro dos Estados Unidos para Controle e Preveção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para deixar o isolamento após ficar doente com a Covid-19.

A Casa Branca não disse que Trump efetivamente testou negativo para o novo coronavírus -- mas de acordo com as orientações do CDC, as pessoas geralmente não precisam de um teste negativo para poderem circular novamente.

Aqui está o porquê:

Pessoas podem testar positivo mesmo que não estejam mais infectando outras

No começo da pandemia, oficiais de saúde disseram que pessoas precisavam ter dois testes negativos para o novo coronavírus – feitos com 24 horas de diferença – antes de poderem retornar ao convívio social. Isso forçou algumas pessoas a passarem algumas semanas em isolamento.

Mas os testes para a Covid-19 não determinam necessariamente se uma pessoa está podendo infectar outras. Testes RT-PCR, por exemplo, pegam apenas partes de um material genético chamado RNA – e isso pode permanecer no corpo muito depois de alguém já ter se recuperado.

Assista e leia também:
Trump pode sair da quarentena, diz médico – que não confirma se ele está curado

Como funciona o registro de eleitores nos Estados Unidos

De acordo com o CDC, pesquisas mostraram que pessoas tendem a não ser mais infecciosas entre 10 e 20 dias após o início dos sintomas, independentemente dos resultados dos testes.

Para descobrir isso, cientistas pegaram material de pacientes com coronavírus e tentaram infectar células vivas. Mesmo que os testes PCR continuassem dando positivo, pessoas tendiam a não infectar mais outras depois que essa janela de 10 a 20 dias passava.

Pense assim: um teste PCR está procurando pela marca do vírus – o seu "genoma" – e não pelo vírus em si. De fato, o teste está apenas procurando por fragmentos dessa marca.

É como a receita de um bolo de chocolate. Encontrar a receita na cozinha de alguém não significa que você vá achar um bolo.

Por que Trump não deve se isolar por 20 dias?

Pessoas com sintomas leves ou moderados da Covid-19 não são esperadas a permanecer infecciosas por "não mais do que 10 dias após apresentarem sintomas", de acordo com o CDC, embora pessoas com sintomas imunológicos seriamente enfraquecidos precisem se isolar por mais tempo.

Antes de deixar o isolamento, pessoas com sintomas devem ter melhorado e devem estar ter passado 24 horas sem febre, diz o CDC (estar ainda tomando medicamentos para reduzir a febre não vale).

Para paciente com formas graves da Covid-19, o CDC recomenda que 20 dias de isolamento "devem ser respeitados". Mas as recomendações da agência exigem necessariamente apenas 10 dias. "Considere se consulta com especialistas no controle de infecções", dizem as orientações.

O médico do presidente Donald Trump, Sean Conley, divulgou um boletim neste sábado (10) em que cita "testes avançados de diagnósticos" e afirma que "não há mais evidência de vírus ativamente se replicando" em Trump.

Apesar disso, a carta não descreve quais são esses testes avançados e quais são os resultados exatos deles.

O médico do presidente disse que Trump tinha indetectável "subgenômico mRNA". Essas são as moléculas produzidas quando o vírus se replica. A falta delas pode sugerir que Trump não está mais disseminando o vírus vivo.

Sean Conley, por exemplo, se testes de cultura viral foram realizados. Esse é o processo pelo qual cientistas tentam infectar células vírus para ver se há vírus ativo presente.

Conley também não tratou de outros sinais vitais do presidente, como seu level de oxigenação – deixando muitas questões sobre a atual condição de Trump sem resposta.

(Texto traduzido. Clique aqui e leia o original em inglês)