Hackers ligados a governo estrangeiro invadem o Departamento do Tesouro dos EUA

Há preocupação na comunidade de inteligência dos EUA de que os hackers tenham usado uma ferramenta semelhante para invadir outras agências governamentais

Christopher Bing, da Reuters
13 de dezembro de 2020 às 16:20 | Atualizado 13 de dezembro de 2020 às 16:25
Hacker
Foto: Kacper Pempel/Reuters

Um sofisticado grupo hacker bancado por um governo estrangeiro roubou informações do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e de uma agência responsável por decidir a política sobre internet e telecomunicações, informaram fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters.

"O governo dos Estados Unidos está ciente desses relatórios e estamos tomando todas as medidas necessárias para identificar e remediar quaisquer possíveis problemas relacionados a esta situação", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Ullyot.

Assista e leia também:
PF prende suspeito de invadir sistema do Tribunal Superior Eleitoral
Que medidas o TSE tomou para evitar novos problemas no segundo turno da eleição
Sob suspeita de ataque hacker, TRF-1 blinda sistema eletrônico

Há preocupação na comunidade de inteligência dos EUA de que os hackers que atacaram o Departamento do Tesouro e a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações do Departamento de Comércio tenham usado uma ferramenta semelhante para invadir outras agências governamentais, de acordo com três fontes.

O ataque é tão sério que motivou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca neste sábado, segundo uma fonte disse à agência de notícias Reuters.