Putin parabeniza Biden por vitória nos EUA: 'Estou pronto para cooperar'

Presidente russo disse que esperaria por "resultados oficiais" antes de parabenizar novo presidente dos EUA. Nesta terça, Putin disse estar pronto para cooperar

Por Oliver Tapia, da CNN
15 de dezembro de 2020 às 04:59 | Atualizado 15 de dezembro de 2020 às 08:32


Um dia após o Colégio Eleitoral americano confirmar Joe Biden como vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos, o presidente russo Vladimir Putin parabenizou o democrata por sua vitória. As informações foram divulgadas pelo Kremlin nesta terça-feira (15).

Enquanto muitos líderes mundiais parabenizavam Biden dias após o dia da eleição, o Kremlin disse na época que considerava "certo" esperar pelos resultados oficiais da eleição presidencial dos EUA antes de Putin parabenizar o vencedor.

Leia também:
Rússia busca saqueadores do 'avião do apocalipse', projetado para guerra nuclear

Trump diz que procurador-geral William Barr renunciou ao cargo

O presidente russo Vladimir Putin 
Foto: Alexei Nikolskyi - 27.mai.2020/ Kremlin/ Sputnik/ Reuters

Em mensagem divulgada à imprensa pelo Kremlin, Putin diz que, "apesar das diferenças", ele e Biden podem contribuir para a solução de muitos desfios que o mundo enfrenta.

“No telegrama, Vladimir Putin deseja muito sucesso ao presidente eleito e expressa sua confiança de que a Rússia e os Estados Unidos, que têm uma responsabilidade especial pela segurança e estabilidade mundial, apesar de suas diferenças, podem realmente contribuir para a solução dos muitos problemas e desafios que o mundo enfrenta hoje", diz a mensagem do Kremlin.

O presidente russo observou que, com isso em mente, a cooperação russo-americana baseada nos princípios de igualdade e respeito mútuo serviria aos interesses dos povos de ambos os países, bem como de toda a comunidade internacional.

""De minha parte, estou pronto para cooperar e entrar em contato com você", enfatizou o chefe de estado russo. "