Governo do México diz que começará a vacinação contra o Covid-19 na quinta-feira

As primeiras doses da vacina serão usadas para imunizar os profissionais de saúde, em seguida idosos e pessoas com doenças crônicas

da Reuters
23 de dezembro de 2020 às 13:33 | Atualizado 23 de dezembro de 2020 às 13:49

México usará a vacina da Pfizer/BioNTech contra o Covid-19
Foto: Liam McBurney/Pool via Reuters (8.dez.2020)

O governo do México disse que começará a vacinação contra Covid-19 na quinta-feira (24). Os  profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados, após a chegada de um lote de doses em um país que luta contra um aumento de infecções. Idosos e pessoas com doenças crônicas devem ser os próximos na fila para receber as vacinas contra o coronavírus. 

"Amanhã vamos vacinar", disse o presidente Andres Manuel Lopez Obrador em uma entrevista coletiva regular do governo.

Leia e assista também:

Mundo tem recorde de novas mortes de Covid-19
Parece que todo mundo perdeu o medo da doença, diz infectologista

As vacinações começarão nos hospitais da Cidade do México e da cidade de Saltillo, no norte do país, disse o presidente, falando pouco antes de as primeiras vacinas da Pfizer serem enviadas da Bélgica para a capital.

Lopez Obrador disse que pressionará para que a vacina seja usada em outras áreas, já que as autoridades buscam chegar aos funcionários de quase 1.000 hospitais que tratam de pacientes com coronavírus em todo o país.

O México colocou a densamente povoada capital e dois estados em semi-lockdown para tentar prevenir a propagação do vírus, ao mesmo tempo instando os residentes a evitar reuniões de feriado. O país registrou um total de 1.338.426 casos e 119.495 mortes.

O México se tornou o quarto país do mundo a aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, após obter autorização da agência reguladora Cofepris, informou um funcionário do departamento de Saúde do país na sexta-feira (11).

A vacina será a primeira chegar ao México. O lote será guardado pelas Forças Armadas em local equipado para armazenamento e conservação, disse López Obrador.

(Reportagem de Daina Beth Solomon e Anthony Esposito Edição de Dave Graham e Barbara Lewis)