Sérvia inicia vacinação da Covid-19 e primeira-ministra é primeira da fila

Cerca de 4.875 doses foram transportadas na terça-feira, (22), para o país, tornando-se o primeiro país dos Bálcãs a adquirir injeções contra a COVID

Reuters
24 de dezembro de 2020 às 12:23 | Atualizado 24 de dezembro de 2020 às 12:43
Frasco com a vacina Sputnik V em clínica em Rostov-On-Don, Rússia
Frasco com a vacina Sputnik V em clínica em Rostov-On-Don, Rússia
Foto: Sergey Pivovarov/Reuters

A primeira-ministra Ana Brnabic recebeu a primeira dose da vacina da Covid-19 na Sérvia nesta quinta-feira, (24), dando início a uma campanha de inoculação em massa com doses desenvolvidas pela Pfizer e BioNTech.

Cerca de 4.875 doses foram transportadas na terça-feira, (22), para o país, tornando-se o primeiro país dos Bálcãs a adquirir injeções contra a COVID-19.

"Estou honrado por poder fazer isso por meu país e ser a primeira, abrindo caminho para que outros cidadãos (sejam vacinados)", disse Brnabic após ser inoculada no Instituto de Virologia, Vacinas e Soros em Belgrado.

Leia também
Primeiras doses da vacina da Pfizer chegam ao Chile
Anvisa cria comissão para avaliar registro e autorização de vacinas

Brnabic disse que os embarques das vacinas Sinopharm da China e das vacinas Sputnik V da Rússia devem chegar ao país em breve, mas não deu nenhum cronograma específico.

Ela disse que o presidente Aleksandar Vucic provavelmente receberá a vacina Sinopharm. "Nós concordamos que nós dois tirássemos fotos de produtores diferentes", disse Brnabic a repórteres. A Sérvia obteria as vacinas AstraZeneca e Moderna também no próximo ano.

A maioria das vacinas iniciais da Pfizer / BioNTech será dada aos idosos acomodados em casas de repouso.A Sérvia relatou na quarta-feira 4.426 infecções por coronavírus nas últimas 24 horas e 52 mortes.

Desde o início da pandemia no início deste ano, cerca de 312.000 pessoas no país, incluindo mais de 3.000 enfermeiras e médicos, foram infectadas e 2.833 morreram. Os hospitais estão funcionando com capacidade total.