Twitter transfere contas do governo dos EUA para Biden e Kamala

@POTUS e @VP passam a ser controlados pelos políticos democratas; presidente publicou mensagem de boas-vindas enquanto sua vice se disse 'pronta para servir'

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
20 de janeiro de 2021 às 14:42 | Atualizado 20 de janeiro de 2021 às 16:16

Pouco minutos depois de Joe Biden tomar posse como presidente dos Estados Unidos e de Kamala Harris assumir como sua vice, o Twitter transferiu para eles as contas oficiais de seus cargos: @POTUS e @VP, respectivamente.

Biden tuitou da conta @POTUS pela primeira vez minutos após o fim da cerimônia de posse, escrevendo: "Não há tempo a perder quando se trata de enfrentar as crises que enfrentamos".

E continuou: "É por isso que hoje estou indo para o Salão Oval para começar a trabalhar, entregando ações ousadas e alívio imediato para as famílias americanas".

Já Kamala, que teve sua conta anterior @SenKamalaHarris transformada na conta @VP, publicou uma mensagem curta apenas com os dizeres: “Pronta para servir”.

A primeira-dama Jill Biden também recebeu a conta oficial @FLOTUS, abreviação para First Lady of the United States (Primeira-dama dos Estados Unidos), mas ainda não publicou nenhuma mensagem.

Biden e Kamala assumiram as contas de presidente dos EUA e vice no Twitter
Foto: Reproduçãio/@POTUS e @VP/Twitter

O marido de Kamala, Douglas Emhoff, que passa a ser conhecido com o Segundo Cavalheiro (@SecondGentleman), também ainda não usou sua conta na rede social.

De acordo com o Twitter, as contas que eram usadas pelos membros do governo de Donald Trump foram arquivadas em: @POTUS45, @WhiteHouse45, @VP45, @PressSec45, @FLOTUS45 e @SecondLady45.

Novidades na Casa Branca

Novo site da Casa Branca traz detalhes do governo de Biden e Kamala, da destaque para a pandemia de Covid-19 e voltou a ter versão em espanhol
Foto: Reprodução/Whitehouse.gov

A conta da Casa Branca no Twitter (@WhiteHouse) foi assumida pelo governo de Biden e Kamala no começo da tarde desta quarta e publicou sua mensagem às 14h14 (horário de Brasília).

“Hoje, começa o trabalho”, diz o texto acompanhado por um vídeo de pouco mais de um minuto e meio que termina com a promessa de controlar a pandemia de Covid-19, cuidar da crise climática, lutar por justiça racial e recuperar a classe média.

Além disso, o site oficial da Casa Branca também foi completamente renovado com o começo do novo governo e voltou a contar com páginas em espanhol, além do inglês.

Até o momento, a página traz os detalhes do novo governo, incluindo os membros do gabinete que já foram anunciados por Biden e Kamala, e as prioridades de ação da nova administração. Também há uma parte dedicada exclusivamente para a pandemia de Covid-19.