Vice de Trump, Pence aplaude sua sucessora, Kamala Harris, em posse de Biden

Diferente de seu vice, Trump não participou da cerimônia de posse de Joe Biden

Da Reuters
20 de janeiro de 2021 às 15:13 | Atualizado 20 de janeiro de 2021 às 15:18
Diferentemente de Trump, Pence compareceu à posse de Joe Biden nesta quarta-feira (20)
Foto: Carlo Allegri - 11.set.2020 / Reuters

O agora ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence e sua esposa, Karen, compareceram à posse do novo presidente americano, Joe Biden, nesta quarta-feira (20), depois de pular a cerimônia de despedida de Donald Trump e o protocolo usual de boas-vindas a seu sucessor em sua casa no Observatório Naval.

Diferente de seu vice, Trump não participou da cerimônia de posse de Biden. 

Pence, que foi ameaçado de morte por alguns dos apoiadores de Trump durante a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro por se recusar a tentar derrubar a vitória do Colégio Eleitoral de Biden no Congresso, aplaudiu a vice-presidente, Kamala Harris, quando ela chegou ao Capitólio americano.

Ex-governador de Indiana, Pence e sua esposa irão nesta quarta-feira para a casa do casal em Columbus, onde serão recebidos por um grupo de apoiadores e amigos, de acordo com uma fonte familiarizada com os planos. O casal planeja voltar para Indiana ainda este ano.

Pence foi leal a Trump durante todo o mandato de quatro anos do republicano, mas se viu evitado pelo presidente que deixava o cargo por dias por não apoiar sua tentativa de derrubar a vitória de Biden com base em falsas alegações de fraude e irregularidades generalizadas.

Transição

Pence falou com Harris na última quinta-feira (14), marcando o contato de mais alto nível entre as administrações de Trump e Biden.

Anita McBride, que serviu como chefe de gabinete da ex-primeira-dama Laura Bush, disse que a recusa de Trump em participar da posse de Biden foi uma "triste ruptura com a tradição".

McBride elogiou Pence por suas ações nas últimas semanas. "Ele fez o que era certo para o país, apesar da pressão intensa, e não cedeu", disse McBride à Reuters.

Pence, que certificou a vitória eleitoral de Biden e Harris no Congresso na semana passada depois que os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio na tentativa de parar o processo, não falou diretamente sobre o cerco ou o subsequente impeachment de Trump pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos por incitar uma insurreição.

No domingo, em seu discurso final como vice-presidente, Pence elogiou a resiliência do povo americano: "Tenho fé que chegará o dia em que deixaremos esses tempos desafiadores para trás”, afirmou na ocasião.