Biden promete 300 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 até setembro

Governo do presidente americano ampliou acordo com farmacêuticas Moderna e Pfizer e vai aumentar repasses semanais a estados

Maggie Fox, da CNN
Compartilhar matéria

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu nesta terça-feira (26) que terá até setembro, mês em que se encerra o verão no país, doses suficientes de vacinas da Covid-19 para imunizar toda a população americana.

"Hoje, o presidente está anunciando passos ousados que ajudaram a alcançar o objetivo de administrar 100 milhões de doses em 100 dias, e aumentar o fornecimento de vacinas o mais rápido possível. Como resultado dessas ações, o governo federal terá vacinas para toda a população dos Estados Unidos até o final do verão", disse o governo em nota.

Entre as medidas prometidas, estão um crescimento de 50% nas vacinas compradas de fabricantes como Moderna e Pfizer, com 200 milhões de doses extras a serem entregues até o final do verão, mais um acréscimo nos repasses semanais. Os estados, que estavam recebendo 8,6 milhões de doses por semana, passam a receber 10 milhões de doses.

"Nós desejmos poder dizer que todo o americano que quiser uma vacina, que ele possa ter uma. Claramente não é essa a situação", um integrante sênior do governo disse aos jornalistas.

"Não é o nível de suprimentos que encontramos quando chegamos. Levará alguns meses antes de dizermos aos americanos que é 'temporada aberta', como (o dr. Anthony) Fauci chama. Mas com o anúncio de hoje, nós compramos vacinas suficientes para vacinar 300 milhões de americanos", disse.

Biden promete 300 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 até setembro | CNN Brasil