Acusação continua a argumentar no 3º dia do julgamento de impeachment de Trump

Defesa começa exibição nesta sexta (12); senadores esperam fim do julgamento no sábado

da CNN*
11 de fevereiro de 2021 às 15:26 | Atualizado 11 de fevereiro de 2021 às 15:29
Donald Trump
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em vídeo de despedida da Casa Branca
Foto: Reprodução/YouTube White House

O Senado dos Estados Unidos deu início ao terceiro dia de julgamento do impeachment de Donald Trump nesta quinta-feira (11).

Os democratas terão até oito horas para seguir exibindo os argumentos de acusação. Eles começaram a apresentar o caso nesta quarta (10). A vez da defesa começa nesta sexta (12). 

De acordo com conselheiros sênior dos representantes democrata, eles planejam focar na falta de remorso de Trump depois do ataque ao Capitólio e continuar a explorar o papel que ele teve na invasão que resultou na morte de cinco pessoas. 

Nove representantes foram escolhidos pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, para apresentarem os argumentos da acusação. No mês passado, a Casa aprovou o impeachment do ex-presidente por "incitação à insurreição".

O texto afirma que Trump teria "cometido crimes graves e contravenções ao incitar a violência contra o governo dos Estados Unidos" e aponta também que a 14ª Emenda da constituição do país impede qualquer pessoa que se envolva em "insurreição ou rebelião" de ocupar um cargo público no país.

Na terça-feira (9), os senadores julgaram que o impeachment de Trump é constitucional, apesar de ele já ter deixado o cargo. 

Os parlamentares acreditam que o julgamento será encerrado no sábado (13) ou na tarde de domingo (14). 

(*Com informações da CNN Internacional)