William critica BBC após descobrir que Diana foi enganada para dar entrevista

Uma investigação descobriu que emissora usou métodos "enganosos" para garantir entrevista histórica com princesa

Zamira Rahim e Niamh Kennedy, da CNN Business
21 de maio de 2021 às 12:19 | Atualizado 21 de maio de 2021 às 16:17

 

O príncipe William, duque de Cambridge, criticou a BBC por contribuir "significativamente para o medo, paranóia e isolamento" sentido por sua falecida mãe, a princesa Diana, nos anos antes de sua morte, em uma rara declaração emocionalmente carregada de uma realeza contra a emissora pública.

Os comentários do duque vêm depois que a BBC ofereceu um pedido de desculpas incondicional pela polêmica entrevista de 1995 do jornalista da BBC Martin Bashir com Diana, na qual ela detalhou o colapso de seu relacionamento com o príncipe Charles. Uma investigação descobriu que ele usou métodos "enganosos" para garantir a entrevista histórica.

O duque também acusou a BBC de comercializar uma "narrativa falsa" sobre sua mãe.

 

"Mas o que mais me entristece é que se a BBC tivesse investigado adequadamente as queixas e preocupações questionadas pela primeira vez em 1995, minha mãe saberia que ela havia sido enganada. Ela foi reprovada não apenas por um repórter desonesto, mas por líderes do A BBC olhou para o outro lado em vez de fazer perguntas difíceis ", disse ele.

 

"É minha opinião que este programa 'Panorama' não tem legitimidade e nunca deve ser exibido novamente. Ele efetivamente estabeleceu uma falsa narrativa que, por mais de um quarto de século, foi comercializada pela BBC e outros."

A entrevista original foi exibida no Panorama, que ainda está no ar e exibiu um documentário sobre a polêmica nesta quinta-feira.

O irmão de William - o príncipe Harry, o duque de Sussex - emitiu uma declaração igualmente emotiva: "O efeito cascata de uma cultura de exploração e práticas antiéticas acabou por tirar a vida dela."

Príncipe William acredita que este é o momento para agir sobre as mudanças climáticas
Foto: Kesington Palace

Harry e sua esposa, Meghan, a duquesa de Sussex, travaram suas próprias batalhas contra os tablóides britânicos no tribunal.

"Para aqueles que assumiram alguma forma de responsabilidade, obrigado por possuí-la. Esse é o primeiro passo em direção à justiça e à verdade. No entanto, o que me preocupa profundamente é que práticas como essas - e ainda piores - ainda são comuns hoje. agora, é maior do que um veículo, uma rede ou uma publicação ", disse ele.

"Nossa mãe perdeu a vida por causa disso e nada mudou. Ao proteger seu legado, protegemos a todos e defendemos a dignidade com que ela viveu. Vamos lembrar quem ela foi e o que ela representou."

BBC faz um 'pedido de desculpas total e incondicional'

O diretor-geral da BBC, Tim Davie, disse na quinta-feira que a entrevista "ficou muito aquém do que o público tem o direito de esperar".

"Embora a BBC não possa voltar no tempo depois de um quarto de século, podemos fazer um pedido de desculpas total e incondicional. A BBC oferece isso hoje", disse Davie.

Bashir respondeu em um comunicado na quinta-feira que era "entristecedor" a polêmica ter "permitido ofuscar a corajosa decisão da princesa de contar sua história", de acordo com a agência de notícias PA Media.

Bashir deixou o cargo de editor de religião da BBC na semana passada, alegando motivos de saúde.
O jornalista se desculpou na quinta-feira por usar extratos bancários falsos, mas disse que eles não influenciam a decisão de Diana de participar da entrevista.

"Foi uma coisa estúpida de se fazer e uma ação da qual lamento profundamente", disse Bashir em um comunicado. "Mas eu mantenho absolutamente a evidência que apresentei um quarto de século atrás, e novamente mais recentemente."

"Também reitero que os extratos bancários não tiveram qualquer influência na escolha pessoal da princesa Diana de participar da entrevista."

Bashir acrescentou que continua orgulhoso da entrevista.

O relatório Dyson chega em um momento altamente volátil para a BBC, que é um gigante da radiodifusão pública, mas cada vez mais sob pressão de políticos.

Seu modelo de financiamento público enfrenta crescente escrutínio do governo, incluindo do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

 

O que a investigação encontrou?

A investigação foi encomendada pela BBC e foi conduzido pelo juiz aposentado do tribunal superior Lord Dyson. Constatou-se que Bashir havia mostrado extratos bancários falsos ao irmão de Diana, Charles Spencer, que "enganou e o induziu a marcar um encontro com a princesa Diana".

“Ao obter acesso à princesa Diana desta forma, o Sr. Bashir foi capaz de persuadi-la a concordar em dar a entrevista”, observa o relatório, acrescentando que esse comportamento violava as diretrizes da BBC.

Há muito tempo é alegado que Bashir usou documentos falsos que sugeriam que os funcionários do palácio estavam trabalhando contra a princesa Diana e sendo pagos para espioná-la, relatou anteriormente o âncora da CNN e correspondente Max Foster.

Matt Wiessler, ex-designer gráfico da BBC, disse que simulou extratos bancários falsos depois que Bashir o procurou.

O novo relatório observa que Wiessler estava preocupado que ele "pudesse ter desempenhado um papel na obtenção da entrevista por engano" e levantou suas preocupações com a BBC logo após a entrevista ir ao ar. O relatório diz que Wiessler não está enfrentando nenhuma crítica por aceitar a comissão e o descreve como "um designer gráfico totalmente respeitável" que trabalhou como freelancer para a BBC.

A emissora lançou um inquérito interno em 1996 e concluiu que os documentos haviam sido falsificados, mas não desempenhou um papel na decisão de Diana de participar da entrevista.

Bashir inicialmente alegou que não havia mostrado os documentos a ninguém, mas admitiu o contrário em março de 1996, descobriu Dyson.

O relatório critica o comportamento de Bashir e a maneira como a investigação de 1996 foi conduzida pela BBC.

Ele conclui que "sem justificativa" a BBC "encobriu fatos, uma vez que foi capaz de estabelecer sobre como o Sr. Bashir garantiu a entrevista."

Dyson acrescentou que a BBC também "não mencionou o assunto em nenhum programa de notícias e, portanto, ficou aquém dos altos padrões de integridade e transparência que são sua marca registrada".

O ex-diretor-geral da BBC Tony Hall, que estava encarregado de notícias e assuntos atuais na época da polêmica, disse na quinta-feira que estava "errado em dar a Martin Bashir o benefício da dúvida", de acordo com a PA Media.

A entrevista de 1995 foi um momento sísmico na vida pública britânica.

Durante o evento, Diana disse a Bashir que havia "três de nós" em seu casamento com Charles, referindo-se a Camilla Parker Bowles, com quem o herdeiro do trono se casaria mais tarde.

O Palácio de Buckingham foi pego de surpresa pela entrevista e lançado em crise pelos comentários de Diana, que lançaram uma luz rara sobre o funcionamento interno da família real.

Texto traduzido. Clique aqui para ler o original, em inglês.