À CNN, Carlos França diz que portaria sobre visto humanitário será publicada até quarta

Chanceler disse que portaria é semelhante à que foi publicada em setembro de 2021, que autorizou vistos humanitários a nacionais do Afeganistão

Leandro Magalhãesda CNN

Em Brasília

Ouvir notícia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou ao ministro de Relações Exteriores, Carlos França, que adote medidas para concessão de  visto temporário de acolhida humanitária temporário a cidadãos ucranianos.

A concessão do visto de acolhida humanitária será autorizada por uma portaria interministerial do Itamaraty com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

À CNN, o chanceler Carlos França disse que a portaria é semelhante à que foi publicada em setembro de 2021, que autorizou vistos humanitários a nacionais do Afeganistão.

“Por instrução do presidente, já entrei em contato com o ministro [da Justiça e Segurança Pública] Anderson Torres, e as equipes de ambos ministérios  trabalham agora no texto, em coordenação com a Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. O visto humanitário pode ter por base, por exemplo, a portaria referente ao Afeganistão (Portaria Interministerial de número 24 de 3 de setembro de 2021) e poderia ser concedido pelas embaixadas do Brasil em Kiev e pelas embaixadas de países vizinhos da Ucrânia”.

O portaria deve ser publicada até quarta-feira.

Mais Recentes da CNN