Projeção CNN: Democrata Abigail Spanberger é eleita governadora da Virgínia

Spanberger, de 46 anos, focou sua campanha em acessibilidade financeira e em abordar preocupações sobre o impacto dos cortes de empregos federais

Eva McKend, da CNN
A candidata democrata ao governo da Virgínia, ex-deputada Abigail Spanberger, discursa em um evento de lançamento de campanha em 3 de novembro de 2025 em Richmond, Virgínia.  • Win McNamee/Getty Images
Compartilhar matéria

Abigail Spanberger, ex-congressista democrata e ex-agente da CIA, será eleita a próxima governadora da Virgínia e se tornará a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do executivo estadual, segundo projeções da CNN.

Na disputa, Spanberger derrotou a vice-governadora republicana Winsome Earle-Sears.

O foco da sua campanha se concentrou em acessibilidade financeira e em abordar as preocupações locais sobre o impacto dos cortes de empregos federais e da paralisação do governo em um estado com mais de 300 mil funcionários públicos.

Spanberger também frequentemente associava Earle-Sears ao presidente dos EUA, Donald Trump, rotulando a republicana como uma seguidora de Trump, mesmo que o líder não tenha a apoiado formalmente.

A vitória da democrata deve reverter o controle do governo, atualmente nas mãos do governador republicano Glenn Youngkin, e dar um impulso aos democratas em nível nacional, que tentam responder ao segundo mandato de Trump.

 

O cenário também representa um impulso para os centristas do Partido Democrata, que lutaram para se estabelecer como uma parte fundamental da coligação democrata devido à sua capacidade de vencer em distritos indecisos e estados com maioria democrata.

Spanberger, de 46 anos, é mãe de três filhos e trabalhou na área da segurança pública e na CIA antes de entrar para a política.

Ela foi eleita pela primeira vez para o 7º Distrito Congressional da Virgínia após derrotar o ex-deputado Dave Brat, que surpreendeu o então líder da maioria na Câmara, Eric Cantor, nas primárias republicanas, e cumpriu três mandatos antes de deixar a Câmara este ano.