Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ação russa ao leste da Ucrânia será determinante para negociação, diz professor

    À CNN Rádio, Pedro Brites avaliou que o campo de batalha que vai definir os rumos das próximas rodadas de negociação entre russos e ucranianos

    Vilarejo destruído em Donetsk, região onde fica localizada a cidade de Mariupol, na Ucrânia
    Vilarejo destruído em Donetsk, região onde fica localizada a cidade de Mariupol, na Ucrânia Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images

    Amanda GarciaBruna Salesda CNN

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

    O professor de Relações Internacionais da FGV, Pedro Brites, acredita que “o campo de batalha que vai determinar como as negociações vão caminhar” entre russos e ucranianos.

    Em entrevista à CNN Rádio, ele explicou que a Rússia passa por reorganização das tropas, após enfrentar dificuldades para obter controle na capital Kiev e Kharkiv.

    “Agora, a Rússia tentará o Leste, onde tem apoio de separatistas, como em Donbass, efetivamente se prepara para uma ofensiva com mais apoio terrestre”, disse.

    Para ele, “é o campo de batalha que vai determinar como as negociações vão caminhar.”

    O professor lembrou que houve fracasso nas primeiras rodadas de negociação: “Teve avanços pequenos, mas na prática não houve acordo para a paz, pensando em próximos passos, há mudanças no contexto da guerra, a Rússia indicou que não pretende parar os ataques para as próximas rodadas, e nenhum dos dois países está próximo de atingir minimamente seus objetivos.”

    “Ainda é nebuloso o caminho de como as negociações vão acontecer e os ataques ao leste vão ser determinantes para ver como elas acontecerão”, completou.

    Nesta terça-feira (12), a CNN geolocalizou um vídeo compartilhado nas redes sociais em que uma grande coluna de veículos militares pode ser vista voltada para noroeste, em direção à região ucraniana de Donbass.

    Mais Recentes da CNN