Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Adolescente indiano se torna o mais jovem desafiante ao título mundial de xadrez

    Se Gukesh vencer o atual campeão mundial, Ding Liren, da China, ele quebrará o recorde de longa data de Garry Kasparov de ser o mais jovem campeão mundial, aos 22 anos

    Gukesh Dommaraju jogando nas quartas de final do Freestyle Chess GOAT Challenge na Alemanha em fevereiro.
    Gukesh Dommaraju jogando nas quartas de final do Freestyle Chess GOAT Challenge na Alemanha em fevereiro. Marcus Brandt/dpa (Photo by Marcus Brandt/picture alliance via Getty Image

    Andrew McNicolda CNN

    O adolescente indiano prodígio do xadrez Gukesh Dommaraju, mais conhecido como Gukesh D, tornou-se o jogador mais jovem a vencer o Torneio de Candidatos masculino em Toronto, Canadá, no domingo (21).

    A vitória do Grande Mestre de 17 anos representa uma oportunidade para destronar o atual campeão mundial, Ding Liren, da China, no Campeonato Mundial de Xadrez de 2024 ainda este ano.

    Se Gukesh vencer Ding, que tem lutado contra a má fase recentemente, ele quebrará o recorde de longa data de Garry Kasparov de ser o mais jovem campeão mundial, aos 22 anos.

    Gukesh, classificado em 16º lugar no ranking mundial pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), selou seu título após um empate confortável com o número 3 do mundo, Hikaru Nakamura, pentacampeão de xadrez dos EUA e que tem mais que o dobro de sua idade.

    Gukesh está prestes a se tornar o jogador mais jovem a disputar um título mundial de xadrez.

    “Fiquei completamente emocionado, mas depois do jogo estou me sentindo muito bem”, disse Gukesh em entrevista coletiva após terminar na liderança do torneio “round robin” (todos contra todos).

    “Eu realmente não me importo em ser o mais novo e todos esses recordes, mas é uma coisa legal de se dizer”, afirmou.

    Gukesh foi cercado por fãs indianos do lado de fora de seu hotel enquanto a nação do sul da Ásia celebrava mais um jovem talento do xadrez.

    “Estou muito animado por disputar o campeonato mundial e ansioso por todos os preparativos”, disse ele, acrescentando que a sua jornada está “apenas na metade”.

    O anterior mais jovem vencedor de um torneio de Candidatos foi o prodígio russo Kasparov, então com 20 anos, em 1984.

    Kasparov, que ganhou vários campeonatos mundiais, elogiou Gukesh e a cadeia de talentos do xadrez vindos da Ásia e de comunidades da diáspora asiática em países como os Estados Unidos e o Reino Unido.

    “O terremoto indiano em Toronto é o culminar das mudanças nas placas tectônicas no mundo do xadrez”, escreveu Kasparov na plataforma de mídia social X (antigo Twitter).

    O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também elogiou a “conquista notável” e o “talento e dedicação extraordinários” de Gukesh nas redes sociais.

    Gukesh enfrentará o astro chinês Ding, de 31 anos, que se sagrou campeão mundial em 2023. O título era anteriormente detido pelo pentacampeão mundial Magnus Carlsen, que decidiu não defender seu título na época.

    Ding se tornou o primeiro jogador chinês da história a se tornar campeão mundial. Mas o agora número 5 do mundo fez uma pausa de nove meses nas competições e tem lutado para se manter em forma ao retornar.

    A data e local do Campeonato Mundial de Xadrez de 2024 entre Ding e Gukesh ainda não foram revelados.

    A chinesa Tan Zhongyi venceu a categoria Challenger feminina para se classificar para uma disputa pelo título mundial contra a compatriota e atual campeã mundial Ju Wenjun – em data também desconhecida.

    A Índia, por sua vez, não carece de jovens talentos no xadrez.

    Juntando-se a Gukesh no Torneio de Candidatos masculino estava Rameshbabu Praggnanandhaa (R Praggnanandhaa), 18 anos, que surpreendeu o mundo do xadrez ao derrotar Carlsen em 2022.

    “Pragg”, como é conhecido pelos fãs, tornou-se o mais jovem mestre de xadrez internacional aos 10 anos e o segundo Grande Mestre mais jovem do mundo, aos 12.

    No ano passado, ele e sua irmã, Rameshbabu Vaishali, de 22 anos (R Vaishali), formaram a primeira dupla de irmãos a obter títulos de Grande Mestre.

    Gukesh é o segundo indiano a disputar um campeonato mundial, depois do lendário jogador indiano Viswanathan “Vishy” Anand.

    Gukesh ultrapassou Anand, pentacampeão mundial e melhor jogador do país por quase 40 anos, para se tornar o melhor jogador da Índia em setembro passado.

    “Pessoalmente, estou muito orgulhoso de como (Gukesh) jogou e lidou com situações difíceis. Aproveite o momento”, escreveu Anand em um post no X.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original