Erupção de vulcão nas Ilhas Canárias impede voos, mas aeroporto reabre

Vulcão em ilha espanhola está em erupção desde o domingo passado (19) e entrou em nova fase explosiva no sábado (25)

Lava por trás de casas após erupção de vulcão na ilha de La Palma, na Espanha
Lava por trás de casas após erupção de vulcão na ilha de La Palma, na Espanha 20/09/2021 REUTERS/Borja Suarez

Reuters

Ouvir notícia

O aeroporto na ilha espanhola de La Palma foi reaberto no domingo (26), mas os voos permaneceram cancelados, pois o vulcão continuou a cuspir lava e emitir nuvens de cinzas sobre a área uma semana após a primeira erupção.

Imagens de drones da Reuters mostraram um rio rápido de lava incandescente descendo as encostas da cratera, passando perto de casas, e faixas de terra e edifícios engolfados por uma massa negra de lava mais velha e lenta.

A operadora de aeroportos da Espanha, Aena, disse que o aeroporto foi reaberto depois que as equipes retiraram as cinzas da pista. Mas Binter, a companhia aérea das Ilhas Canárias, afirmou que manterá os voos cancelados hoje por causa das condições de voo.

“A nuvem de cinzas proveniente da erupção vulcânica torna necessário manter a paralisação temporária dos voos para La Palma. Os voos programados para hoje foram cancelados”, afirmou em nota. “A paralisação continuará até que as condições melhorem e permitam voar, garantindo a segurança”.

A mídia espanhola informou que todos os voos permanecerão cancelados no domingo.

O vulcão Cumbre Vieja, que começou a entrar em erupção no último domingo, entrou em uma nova fase explosiva na sexta-feira (24), disseram os especialistas. O Instituto Nacional de Geografia e Mineração disse no sábado (25) que seus drones mostraram que o cone do vulcão havia se rompido.

A erupção destruiu centenas de casas e forçou a evacuação de quase seis mil pessoas desde que começou em 19 de setembro.

Os viajantes enfrentaram voos cancelados no sábado, e muitos entraram em longas filas no porto na esperança de conseguir um barco para fora da ilha.

No domingo, a operadora de balsas Fred Olsen Express disse que acrescentaria uma viagem extra de ida e volta entre La Palma e Tenerife de segunda a quarta-feira.

“O Fred Olsen Express aumentará as conexões para continuar atendendo à demanda de transporte gerada pela situação de energia causada pela erupção vulcânica”, disse em um comunicado.

Algumas pessoas evacuadas de cidades próximas ao vulcão foram autorizadas a voltar para suas casas para pegar seus pertences, disseram as autoridades na noite de sábado.

La Palma, com uma população de mais de 83 mil habitantes, faz parte de um arquipélago que constitui as Ilhas Canárias.

Nenhuma morte ou ferimentos graves foram relatados na erupção do vulcão, mas cerca de 15% da colheita de banana economicamente crucial da pode estar em risco, podendo afetar milhares de empregos.

Mais Recentes da CNN