Agricultores protestam na Irlanda contra acordo UE-Mercosul
Governo irlandês argumenta que tratado precisa de garantias sobre normas de segurança alimentar

Milhares de agricultores irlandeses, muitos dos quais viajaram pelo país em tratores, protestaram neste sábado (10) contra o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia, depois de a maioria dos Estados-membros da UE ter dado sinal verde provisório ao maior acordo de livre comércio.
Os opositores, liderados pela França, o maior produtor agrícola da UE, não conseguiram convencer um número suficiente de Estados-membros na sexta-feira (9) de que o acordo com as nações sul-americanas inundaria o mercado com produtos alimentares baratos e prejudicaria os agricultores locais.
Sob pressão de partidos da oposição, grupos agrícolas e membros da sua própria coligação, o governo irlandês argumentou que o acordo precisa de salvaguardas relativamente àquilo que considera serem normas de segurança alimentar mais fracas na América do Sul.
A manifestação, de grandes dimensões para os padrões irlandeses, seguiu-se a protestos semelhantes ocorridos na Polônia, França e Bélgica na sexta-feira (9).
Embora a Irlanda seja uma pequena nação exportadora que procura diversificar a sua economia e reduzir a dependência do mercado dos Estados Unidos, ela possui grandes indústrias de carne bovina e laticínios que são importantes empregadoras.


