Alemanha capta transmissões de rádio que revelam russos discutindo morte de civis ucranianos

Fonte diz que afirmação foi feita pelo serviço de inteligência estrangeira da Alemanha a um comitê parlamentar nesta quarta-feira (6)

Bandeira da Ucrânia em prédio destruído por bombardeio em Derhachi, na Ucrânia
Bandeira da Ucrânia em prédio destruído por bombardeio em Derhachi, na Ucrânia 06/04/2022 REUTERS/Thomas Peter

Luke McGeeNathan HodgeLauren KentClaudia Ottoda CNN

Ouvir notícia

O serviço de inteligência estrangeira da Alemanha disse a um comitê parlamentar, na quarta-feira (6), que interceptou comunicações de rádio nas quais soldados russos falavam sobre atirar em soldados e civis na Ucrânia, disse uma fonte com conhecimento da reunião.

Essas descobertas de inteligência – relatadas pela primeira vez pela revista alemã Der Spiegel – parecem implicar as tropas russas em um padrão de aparentes crimes de guerra, apesar das negações de Moscou, mais recentemente no assassinato indiscriminado de civis no subúrbio de Bucha, em Kiev.

O veículo Der Spiegel informou que o BND, a agência de inteligência estrangeira da Alemanha, interceptou conversas de rádio russas sobre o assassinato de civis em Bucha, e que algumas das conversas podem estar ligadas diretamente a assassinatos específicos em Bucha que foram documentados desde que surgiram as primeiras notícias de um aparente massacre no local.

A inteligência alemã tem imagens de satélite que apontam para o envolvimento de tropas russas nos assassinatos de Bucha, informou o Washington Post, citando um oficial de inteligência não identificado, embora o jornal tenha dito que as transmissões de rádio não foram vinculadas a esse local.

A notícia da avaliação da inteligência alemã ocorre em meio a uma enorme indignação internacional sobre Bucha e um crescente corpo de evidências que apontam para o envolvimento dos militares russos no assassinato indiscriminado de civis na Ucrânia.

Um vídeo de drone feito antes, em 10 de março, capturou o momento em que uma pessoa andando de bicicleta é baleada em uma rua em Bucha por soldados russos. A mídia internacional transmitiu extensas imagens dessa mesma rua, onde os corpos de pelo menos 20 homens civis foram encontrados após a saída das forças russas da área.

O escritório de inteligência estrangeira da Alemanha se recusou a comentar, e um porta-voz do governo alemão se recusou a comentar a reportagem do Der Spiegel. As interceptações alemãs não são a primeira evidência de áudio que indica que as tropas russas se envolveram no assassinato de civis.

Na terça-feira, o Serviço de Segurança da Ucrânia divulgou uma série de gravações de áudio interceptadas que pretendem revelar russos recebendo ordens para matar civis. Em uma das supostas interceptações, um soldado identifica o que descreve como um carro transportando dois civis. “Porra, mate todos eles, porra!” vem a resposta.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN