Alemanha se aproxima de 80 mil mortes por Covid-19

Pais registrou 29.426 novos casos e 293 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas; ministro da saúde diz que já vacinou 17,6% da população

Claudia Otto e Jaide Garcia, da CNN
Inscrição em caixão em sala do crematório da cidade alemã de Tuttlingen
'Atenção! Covid-19': inscrição em caixão em sala do crematório da cidade alemã de Tuttlingen indica vítima do novo coronavírus  • Foto: Felix Kästle - 4.fev.2021/picture alliance via Getty Images
Compartilhar matéria

O Instituto Robert Koch (RKI), a agência da Alemanha para controle e prevenção de doenças, registrou 29.426 novos casos e 293 mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

Com isso, o número total de casos no país chega a 3.073.442. E a Alemanha se aproxima de 80.000 mortes registradas de Covid-19 – o dado atualmente está em 79.381.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, disse nesta quinta-feira (15) que o país vacinou 17,6% de sua população contra o novo coronavírus.

Spahn acrescentou que entre 500 mil e 900 mil pessoas são vacinadas todos os dias na Alemanha e que 90% das novas infecções são causadas pela variante detectada pela primeira vez no Reino Unido.

O RKI também disse que a campanha de vacinação da Alemanha foi afetada pelo atraso na entra da vacina da Johnson & Johnson.

A empresa interrompeu sua entrega de doses para a Europa logo depois que as autoridades de saúde norte-americanas recomendaram a suspensão da distribuição da vacina nos Estados Unidos.

A pausa foi iniciada após 6 casos registrados de um tipo "raro e grave" de coágulo sanguíneo, entre mais de 6,8 milhões de norte-americanos que receberam o imunizante.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também está analisando as possíveis ligações entre os coágulos sanguíneos e a vacina da J&J.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)