Órgãos de saúde dos EUA recomendam a paralisação do uso da vacina da Janssen

Principais órgãos de controle de vacinas contra Covid-19 nos EUA recomendaram a suspensão do uso do imunizante devido ao surgimento de coágulo raro no sangue

Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo
13 de abril de 2021 às 08:56 | Atualizado 13 de abril de 2021 às 13:47
Vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19
Vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19
Foto: Dado Ruvid/Reuters (9.fev.2021)

Os dois principais órgãos de saúde e regulação de medicamentos dos Estados Unidos - o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Food and Drug Administration (FDA) - recomendaram a paralisação do uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório Janssen, ligado à empresa Johnson & Johnson, devido aos relatos de surgimento de um tipo de coágulo "raro e grave".

De acordo com os órgãos de saúde, foram identificados seis casos de coágulos entre os cidadãos vacinados com as mais de 6,8 milhões de doses da vacina administradas nos Estados Unidos.

Segundo a diretora-adjunta do CDC, Dra. Anne Schuchat, e o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, Dr. Peter Marks, as complicações que levaram ao surgimento de coágulos ocorreram em mulheres com idades entre 18 e 48 anos, e os sintomas surgiram de 6 a 13 dias após a vacinação. 

 "O CDC vai convocar uma reunião com o Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP) na quarta-feira para analisar mais a fundo esses casos e avaliar sua importância potencial", escreveu a FDA em comunicado publicado no Twitter. 

vacina janssen
CDC e FDA recomendam às autoridades norte-americanas que paralisem o uso da vacina da Janssen
Foto: Reprodução Twitter FDA

"O FDA vai revisar a análise, pois também investiga esses casos. Até que o processo seja concluído, estamos recomendando uma pausa no uso desta vacina por exigir muita cautela. Isso é importante, em parte, para garantir os cuidados de saúde A comunidade de provedores está ciente do potencial destes eventos adversos e pode planejar o reconhecimento e o manejo adequados devido ao tratamento exclusivo necessário para este tipo de coágulo sanguíneo. "