Aluno brasileiro preso nos EUA está em “cela com 30 homens”, diz namorada

Colegas e familiares fizeram protesto pedindo libertação de Marcelo Gomes

Da CNN
Marcelo Gomes, brasileiro de 18 anos preso em Massachussets, nos EUA
Marcelo Gomes, brasileiro de 18 anos preso em Massachussets, nos EUA  • Julianys Rentas
Compartilhar matéria

A namorada de Marcelo Gomes, estudante brasileiro de 18 anos preso nos Estados Unidos, pediu sua libertação e afirmou que ele não fez nada de errado.

"Ele me disse que tinha correntes nos tornozelos e nos pulsos", relatou Julianys Rentas relatou à WCVB, rede afiliada da CNN.

"Ele está em uma cela com outros 30 homens. Ele é o único de 18 anos ali, o mais novo. Ele não é um criminoso. Ele é integrante desta comunidade e nunca fez nada de errado", alegou.

Gomes foi preso por agentes federais de imigração enquanto ia a um treino de vôlei no sábado. Segundo as autoridades, ele não era o alvo da investigação, mas está ilegalmente no país.

O verdadeiro alvo da operação era o pai do brasileiro, que ainda está foragido. O estudante dirigia um carro do pai quando foi abordado.

“Estávamos procurando o pai. E, como disse a Diretora de Campo [Patricia] Hyde, eles pararam o veículo, que era o do pai. Ele estava dirigindo", afirmou Todd Lyons, diretor interino do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos.

Mas, como qualquer policial local, se você encontrar alguém com um mandado ou, como eu disse, que esteja aqui ilegalmente, tomaremos providências", pontuou.

Em nota, o Itamaraty afirmou que tem conhecimento do caso e está em contato com as autoridades e a família de Marcelo Gomes, prestando assistência consular, inclusive sob forma de apoio jurídico e psicológico.

Juiz proíbe transferência do brasileiro

Um juiz federal emitiu uma ordem de emergência no domingo (1°) impedindo as autoridades de transferir Marcelo Gomes para fora de Massachusetts por pelo menos 72 horas, em resposta a uma ação judicial que alegava que ele estava detido ilegalmente.

A ação judicial afirma que o brasileiro entrou nos Estados Unidos com visto de estudante.

A advogada do brasileiro pediu sua libertação imediata e disse que "seu visto de estudante expirou, mas o requerente é elegível e pretende solicitar asilo".

Protestos pedem libertação de Marcelo Gomes

Colegas de Marcelo Gomes fizeram um protesto nesta segunda-feira (2) pedindo a libertação do estudante.

Eles se reuniram em uma rua da cidade segurando cartazes com os dizeres "Libertem Marcelo" e "Eu apoio Marcelo", de acordo com a WCVB, rede afiliada da CNN.

Também houve um grande protesto no domingo (1°) no subúrbio de Milford, em Boston, onde ele mora, de acordo com informações da agência Reuters.

Veja fotos de Marcelo Gomes: