Juiz proíbe transferência de estudante brasileiro preso nos EUA

Advogada pediu libertação imediata; familiares e colegas saíram em protesto por Marcelo Gomes

Da CNN
Marcelo Gomes, brasileiro de 18 anos preso nos Estados Unidos
Marcelo Gomes, brasileiro de 18 anos preso nos Estados Unidos  • Cortesia Julianys Rentas/WCVB
Compartilhar matéria

Um juiz federal dos Estados Unidos emitiu uma ordem de emergência impedindo a transferência do estudante brasileiro Marcelo Gomes, de 18 anos, para fora de Massachusetts por pelo menos 72 horas.

A decisão ocorreu no domingo (1°), no âmbito de uma ação judicial que questiona a legalidade de sua detenção.

A advogada do brasileiro pediu sua libertação imediata e disse que "seu visto de estudante expirou, mas o requerente é elegível e pretende solicitar asilo", segundo informações da WCVB, rede afiliada da CNN.

Em nota, o Itamaraty afirmou que tem conhecimento do caso e está em contato com as autoridades e a família de Gomes, prestando assistência consular, inclusive sob forma de apoio jurídico e psicológico.

 

Autoridade diz que alvo era pai do brasileiro

Marcelo Gomes foi preso no sábado (31), quando estava a caminho de um treino de vôlei.

Todd Lyons, o diretor interino do ICE, e Patricia Hyde, diretora interina de campo das Operações de Remoção e Fiscalização do ICE em Boston, disseram que Gomes não era o alvo da investigação que levou à sua prisão e que as autoridades estavam procurando pelo pai dele, que continua foragido.

"Então, obviamente, ele não é o pai do ano, porque também trouxe o filho para cá ilegalmente", alegou Lyons.

O aluno da Milford High School dirigia o veículo do pai quando foi preso após uma blitz de trânsito, segundo o diretor. Ele afirmou que, quando as autoridades encontrarem alguém ilegalmente no país, tomarão "providências".

Protestos pedem libertação de Marcelo Gomes

Colegas de Marcelo Gomes fizeram um protesto nesta segunda-feira (2) pedindo a libertação do estudante.

Eles se reuniram em uma rua da cidade segurando cartazes com os dizeres "Libertem Marcelo" e "Eu apoio Marcelo", de acordo com a WCVB, rede afiliada da CNN.

Também houve um grande protesto no domingo (1°) no subúrbio de Milford, em Boston, onde ele mora, de acordo com informações da agência Reuters.

*com informações da Reuters

Veja fotos de Marcelo Gomes: