Análise: Democratas usam shutdown para responsabilizar governo Trump

Os dois lados buscam capitalizar a seu favor a situação da paralisação do governo americano; análise é de Fernanda Magnotta no CNN 360º

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A paralisação do governo americano, o chamado shutdown, emerge como novo campo de batalha política entre democratas e Donald Trump, com ambos os lados buscando capitalizar a situação a seu favor. O impasse tem origem nas divergências sobre o uso do orçamento federal, que se renova anualmente no final de setembro. Análise é de Fernanda Magnotta no CNN 360º.

"Os democratas exigem garantias para a manutenção de programas sociais, especialmente na área da saúde, enquanto os republicanos resistem a comprometer recursos com setores específicos", explica Magnotta.

Segundo a especialista, houve uma tentativa de negociar por meio de sistemas de exceção, mas não foi bem-sucedida, levando à paralisação.

Estratégias políticas em jogo

Para os democratas, o shutdown representa uma oportunidade de responsabilizar o presidente americano pela paralisação do governo e seus impactos econômicos. Do outro lado, Trump utiliza a situação para apontar a oposição como responsáveis pela crise, numa tentativa de fortalecer seus argumentos nas negociações.

As consequências do shutdown vão além dos impactos imediatos, como a suspensão de salários de funcionários públicos.

"A situação gera instabilidade econômica significativa, afetando câmbio e investimentos nos Estados Unidos. Em caso similar durante a gestão de Barack Obama, o país chegou a sofrer rebaixamento em sua classificação internacional de risco", diz a analista de Internacional da CNN.

Segundo Magnotta, estratégia atual de Trump busca pressionar os democratas por meio de uma política de "tudo ou nada", sinalizando possíveis cortes em áreas sensíveis. No entanto, esta abordagem pode ser prejudicial para ambos os lados, restando ainda indefinido como a opinião pública interpretará os responsáveis pela crise.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.