Análise: Hamas agradece Trump por sucesso em acordo com Israel

Grupo palestino agradeceu atuação de Donald Trump nas tratativas, que já haviam sido aceitas pelo Hamas em maio, mas encontravam resistência por parte de Israel; análise é de Lourival Sant'Anna no CNN Prime Time

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O Hamas expressou gratidão ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo seu papel nas negociações que resultaram em um acordo com Israel. Segundo o analista de Internacional da CNN Lourival Sant'Anna, no CNN Prime Time, a participação americana foi fundamental para superar os impasses que persistiam há meses nas tratativas.

De acordo com o analista, o Hamas já havia aceitado as condições propostas pelos Estados Unidos desde maio deste ano. No entanto, era Israel que impunha novas condições, situação que só foi alterada após a intervenção americana.

"O Hamas fez um apelo ao governo americano para que obrigue Israel a cumprir o acordo", disse Sant'Anna, destacando que Israel vinha impedindo que as negociações fossem aceitas.

Detalhes do acordo

O acordo prevê que o Hamas primeiro entregue os reféns, para então Israel implementar o cessar-fogo e liberar cerca de 250 prisioneiros palestinos que cumprem prisão perpétua, além de 1.700 detidos após os ataques de outubro de 2023. "O Hamas está nas mãos de Israel", afirmou Sant'Anna.

O Hamas demonstra preocupação quanto ao cumprimento integral do acordo por parte de Israel após a libertação dos reféns, momento em que perderia sua principal ferramenta de pressão. Por isso, o grupo solicita que os Estados Unidos garantam que Israel cumpra sua parte no acordo, incluindo a retirada das tropas de Gaza e a implementação do cessar-fogo.

Uma das condições impostas pelo Hamas é a permissão para entrada de ajuda humanitária em Gaza. Centenas de caminhões aguardam do lado egípcio da fronteira para fornecer alimentos, água, medicamentos e tendas para aproximadamente dois milhões de palestinos que vivem sob condições precárias.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.