Análise: Impopulares governos de Israel e Irã precisam um do outro

Primeiro-ministro israelense busca manter guerra em curso para evitar eleições que possivelmente o tirariam do poder, analisa Lourival Sant'Anna

Da CNN
Compartilhar matéria

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, estaria interessado em prolongar ao máximo o conflito entre Israel e Irã, segundo avaliação do analista de Internacional da CNN, Lourival Sant'Anna.

De acordo com Lourival Sant'Anna, os impopulares governos de Netanyahu e do Irã "precisam realmente um do outro" para demonstrar que são necessários para defender um país do outro.

Provocação de Netanyahu

O analista afirma que Netanyahu "provocou essa ação do Irã" conscientemente, ao ordenar um ataque contra o consulado iraniano em Damasco no dia 1º de abril, visando a cúpula da Guarda Revolucionária Iraniana ligada ao Hezbollah na Síria.

Essa ação teria motivado a resposta iraniana de atacar um veículo com três filhos e quatro netos do líder do Hamas, Ismael Ranier, em um momento em que Israel negociava a libertação de reféns com o grupo palestino.

Impopularidade e eleições

Sant'Anna aponta que, se eleições fossem realizadas hoje, as pesquisas mostram que Netanyahu provavelmente perderia o cargo para a oposição. Segundo o analista, o primeiro-ministro quer "estender essa guerra o máximo possível", idealmente até as eleições presidenciais dos EUA, onde espera contar com o apoio de Donald Trump, com quem tem grande proximidade.

O analista lembra que ainda que três filhos e três netos de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, foram mortos no dia em que Israel estava negociando a libertação dos reféns com o Hamas, "exatamente em onde estava Ismail Haniyeh", analisa Sant'Anna.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Análise: Impopulares governos de Israel e Irã precisam um do outro | CNN Brasil