Astronautas chineses voltam à Terra após missão tripulada mais longa da China

Ao longo de 183 dias no espaço chineses concluíram a segunda de quatro missões tripuladas programadas para concluir a estação espacial chinesa até o fim do ano

Astronautas chineses voltam à Terra depois de missão mais longa do país no espaço.
Astronautas chineses voltam à Terra depois de missão mais longa do país no espaço. Foto: Xinhua - Agência Estatal de Notícias da China

Liangping Gaoda Reuters

Xangai

Ouvir notícia

Três astronautas chineses retornaram à Terra neste sábado (16) depois de 183 dias no espaço, noticiou a televisão estatal da China, completando a missão espacial tripulada mais longa do país até hoje.

Os astronautas pousaram nove horas após deixarem um módulo da primeira estação espacial da China. Enquanto estavam em órbita, os integrantes da missão Shenzhou-13 assumiram o controle manual no módulo de alojamento de Tianhe no que a imprensa estatal chamou de “experimento de ancoragem” de uma espaçonave de carga.

Após o lançamento em outubro, os astronautas – Zhai Zhigang, Ye Guangfu e a tripulante Wang Yaping – passaram 183 dias no espaço, completando a quinta das 11 missões necessárias para terminar a estação espacial até o final do ano.

Shenzhou-13 foi a segunda de quatro missões tripuladas programadas para concluir a construção da estação espacial, que começou em abril do ano passado. Shenzhou-12 retornou à Terra em setembro.

 

Mais Recentes da CNN