Ataque de Israel em Doha envolveu mais de 10 caças, diz oficial

Na ONU, Catar dia que uma investigação de alto nível está em andamento e que detalhes serão anunciados em breve

Da Reuters
Imagem de câmera de segurança mostra momento de ataque de Israel a prédio em Doha, no Catar
Imagem de câmera de segurança mostra momento de ataque de Israel a prédio em Doha, no Catar  • Reuters
Compartilhar matéria

O ataque de Israel em Doha, que teve como alvo líderes seniores do Hamas, envolveu mais de 10 caças que dispararam mais de 10 munições, segundo um oficial israelense.

Os caças precisaram de reabastecimento em voo para realizar o ataque de longo alcance, disse o oficial, e todos atingiram um único alvo na capital do Catar.

A operação foi "meses em planejamento", disseram duas fontes israelenses à CNN, mas o planejamento foi acelerado nas últimas semanas.

Reunião do Conselho de Segurança da ONU

Na terça-feira (9), durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, a representante do Catar informou que o país "não vai tolerar o comportamento imprudente de Israel e a contínua perturbação da segurança regional”.

“O Estado do Catar condena veementemente esse ataque criminoso covarde, que constitui uma flagrante violação de todas as leis e normas internacionais”, escreveu a embaixadora do Catar na ONU, Alya Ahmed Saif Al-Thani, ao conselho, em uma carta vista pela Reuters.

“As investigações estão em andamento no mais alto nível, e mais detalhes serão anunciados assim que estiverem disponíveis”, acrescentou ela, descrevendo o ataque israelense como uma “séria escalada”.