Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Azerbaijão e Armênia concordam em cessar-fogo na região de Nagorno-Karabakh

    Acordo foi mediado por uma missão de paz da Rússia

    Américo Martinsda CNN

    Londres

    Azerbaijão e Armênia aceitaram uma proposta de cessar-fogo na região de Nagorno-Karabakh, mediada pelas forças de paz da Rússia que atuam na região.

    O cessar-fogo ocorre um dia após o Azerbaijão atacar a região, alegando uma campanha “antiterrorista” contra as forças separatistas armênias que buscavam autonomia local.

    Nagorno-Karabakh é uma região dentro das fronteiras do Azerbaijão, mas a maioria de sua população é de origem armênia.

    Os armênios rejeitam o domínio do Azerbaijão e estabeleceram um governo de fato no território, apoiado informalmente pelo governo de seu país. No entanto, esse governo de fato não é oficialmente reconhecido por nenhum país.

    Segundo as autoridades de Nagorno-Karabakh, o cessar-fogo inclui a retirada de unidades militares das Forças Armadas da Armênia da área e o desarmamento completo das formações armadas.

    O Ministério da Defesa do Azerbaijão concordou em suspender sua operação.

    Armênia e Azerbaijão eram duas repúblicas da União Soviética e já entraram em confronto direto em duas guerras na região.

    A primeira ocorreu entre 1988 e 1994, durante a dissolução da União Soviética, e a segunda ocorreu em 2020. Em ambos os casos, as forças do Azerbaijão saíram vitoriosas dos conflitos.