Balões com cigarros contrabandeados fecham aeroporto na Lituânia

Tráfego áereo em Vilnius fois reestabelecido após horas de paralisação

Da Reuters
Balões com cigarros contrabandeados fecham Aeroporto na Lituânia
Balões com cigarros contrabandeados fecham Aeroporto na Lituânia  • Reuters
Compartilhar matéria

A Lituânia reabriu o tráfego aéreo no Aeroporto de Vilnius, seu maior e mais movimentado hub aéreo, neste domingo (5), após horas de suspensões e desvio de voos provocados por balões de contrabandistas carregando cigarros e outras mercadorias vindas da vizinha Belarus, informaram as autoridades.

A aviação europeia foi repetidamente afetada por caos nas últimas semanas devido a avistamentos de drones e incursões aéreas, incluindo em aeroportos de Copenhague e Munique.

O NCMC (Centro Nacional de Gestão de Crises da Lituânia) informou que o susto de segurança ocorreu quando balões meteorológicos de hélio, carregando cigarros contrabandeados, se deslocaram em direção ao aeroporto, interrompendo 30 voos e afetando quase 6.000 passageiros.

Um total de 25 balões foi detectado no espaço aéreo lituano, incluindo dois sobrevoando o aeroporto de Vilnius. O NCMC acrescentou que sete desses balões foram recuperados pelas autoridades e encontrados com 12.000 maços de cigarros.

As restrições ao tráfego aéreo afetaram voos de chegada e partida, causando alguns cancelamentos, informou a operadora do aeroporto.

Voos direcionados para a Letônia e a Polônia

O aeroporto de Vilnius disse que atrasos de voos poderiam ocorrer ao longo de domingo devido à interrupção nas rotações de tripulação e aeronaves. Durante a noite, a maioria dos voos de chegada foi redirecionada para a vizinha Letônia e Polônia, enquanto as partidas foram canceladas. Um voo programado para chegar de Copenhague retornou à Dinamarca.

A Lituânia, membro da Otan, declarou em agosto uma zona de exclusão aérea de 90 km paralela à fronteira com  Belarus em resposta a drones vindos do país vizinho, afirmando que isso permitiria que suas forças armadas reagissem a violações.

A Lituânia, grande apoiadora da Ucrânia, compartilha uma fronteira de 679 km com Belarus, um aliado próximo da Rússia. A capital, Vilnius, fica a cerca de 30 km da fronteira.

O Aeroporto de Vilnius é o segundo maior da região do Báltico em número de passageiros, atrás apenas do Aeroporto de Riga, na Letônia.