Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Belarus fará exercícios militares conjuntos com Rússia em 2025, diz ministro

    Ação também aconteceu antes da invasão da Ucrânia

    Forças armadas da Rússia e de Belarus fazem exercício militar conjunto, em fevereiro de 2022
    Forças armadas da Rússia e de Belarus fazem exercício militar conjunto, em fevereiro de 2022 Foto: Anadolu Agency via Getty Images

    Da CNN

    Belarus e Rússia realizarão exercícios militares conjuntos no território bielorrusso em 2025, disse o ministro da Defesa Viktor Khrenin em entrevista publicada nesta quinta-feira (22).

    “Em 2025, começaremos os preparativos e realizaremos”, afirmou Khrenin em entrevista ao canal de televisão estatal russo Russia 24.

    “Em 2009, nossos presidentes decidiram que a cada dois anos algum tipo de exercício deveria ser realizado no território de um dos os países”, ressaltou.

    Khrenin não forneceu detalhes adicionais sobre os exercícios.

    Os dois países realizaram exercícios conjuntos regulares das suas forças, incluindo um exercício militar em 2022 e um exercício da Força Aérea em 2023.

    As notícias destes exercícios anteriores fizeram soar o alarme na Ucrânia, porque em 2022, quando as forças bielorrussas e russas realizaram operações conjuntas exercícios, muitas dessas forças russas cruzaram a fronteira ucraniana na invasão inicial da Ucrânia por Moscou.