Bessent: EUA farão anúncio positivo a agricultores após encontro Trump-Xi

No início do mês, secretário do Tesouro disse esperar que a China retome a compra de soja americana

Da Reuters*
EUA farão anúncio positivo a agricultores após reunião Trump-Xi, diz Scott Bessent
Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent26/10/2025. REUTERS/Hasnoor Hussain  • Reuters
Compartilhar matéria

Os Estados Unidos farão um anúncio após a reunião do presidente Donald Trump com o líder chinês, Xi Jinping, que será uma “vitória retumbante” para os agricultores americanos, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, nesta quinta-feira (29).

“O anúncio de hoje, após sua reunião com o presidente Xi, será uma vitória retumbante para nossos grandes agricultores”, afirmou Bessent em uma postagem na rede X.

Bessent disse, no início deste mês, que espera que a China retome compras substanciais de soja dos EUA, após não ter feito nenhuma aquisição em setembro.

Por que a soja será tópico do encontro Trump-Xi?

A China foi, durante anos, a maior compradora de soja americana, mas essas importações foram totalmente interrompidas desde maio, à medida que as tensões comerciais entre os dois países se intensificaram neste ano.

Em março, Pequim impôs uma tarifa adicional de 10% sobre as importações do produto dos Estados Unidos, em retaliação às tarifas aplicadas por Washington.

A soja é a maior exportação agrícola dos EUA, avaliada em mais de US$ 24 bilhões em 2024, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). No ano passado, cerca de metade dessas exportações teve como destino a China.

Centenas de milhares de produtores americanos de soja vêm sofrendo com um embargo efetivo imposto pela China há vários meses, enquanto as negociações comerciais continuam. O governo Trump tem enfrentado pressão dos agricultores americanos, já que a colheita de outono começou sem novos pedidos chineses.

O presidente Donald Trump afirmou anteriormente que a China estava usando a compra de soja como tática de negociação. O destino dos produtores de soja dos Estados Unidos pode depender do resultado da reunião de alto nível entre Trump e o líder chinês Xi Jinping na Coreia do Sul, que acontecerá na quinta-feira (30) no horário local, noite da quarta no horário de Brasília.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent — que possui terras agrícolas onde cultiva soja — reuniu-se com representantes chineses no fim de semana, na Malásia, e disse no domingo que a China fará compras “substanciais” de soja americana dentro de um acordo preliminar alcançado entre as partes.

*Com informações da CNN

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
InternacionalVer original