Biden diz a Netanyahu que noite foi vitoriosa e nada de “valor” acabou atingido, diz autoridade

Estados Unidos auxiliaram Israel na interceptação de mísseis do Irã

MJ Lee, da CNN
Compartilhar matéria

Israel deveria considerar esta noite uma vitória porque a avaliação atual dos Estados Unidos é de que os ataques do Irã foram, em grande parte, malsucedidos e demonstraram a capacidade militar superior de Israel, disse o presidente Joe Biden ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A informação foi transmitida por um alto funcionário do governo à CNN. Biden e Netanyahu conversaram por telefone.

A avaliação dos EUA esta noite foi que quase todos os drones e mísseis – incluindo mais de 200 mísseis balísticos – lançados pelo Irã foram derrubados do céu. Nenhum míssil de cruzeiro causou impacto, disse o funcionário, e nada de “valor” foi atingido.

Após ser informado sobre o ataque de drones do Irã contra Israel, Biden se reuniu com funcionários do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca.

“Acabei de me reunir com a minha equipe de segurança nacional para uma atualização sobre os ataques do Irã contra Israel. O nosso compromisso com a segurança de Israel contra as ameaças do Irã e dos seus representantes é inflexível”, afirmou Biden.

Sistemas dos Estados Unidos e de Israel interceptaram alguns dos mais de 200 drones que foram disparados contra o território do país do Oriente Médio.

A retaliação do Irã já estava prevista pelas autoridades israelenses, após a República Islâmica acusar Israel de realizar um ataque contra uma representação diplomática do país na Síria, na semana passada, em meio à intensificação das tensões entre os dois países nos últimos meses.

“O malicioso regime sionista será punido”, disse o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, em publicação nas redes sociais neste sábado.