Biden está “avaliando” opções de resposta após ataque na Jordânia, diz Casa Branca
Ação deixou três militares americanos mortos; governo dos EUA investiga autoria
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua equipe de segurança nacional estão avaliando as opções de resposta depois que três militares americanos foram mortos e dezenas ficaram feridos na Jordânia, disse a Casa Branca na segunda-feira (29).
O Coordenador do Conselho de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas, John Kirby, disse a Phil Mattingly da CNN que o presidente está “avaliando” as opções de resposta “neste momento.”
“Ele teve uma boa reunião ontem com a equipe de segurança nacional. Ele ainda tem espaço de decisão à frente deles e eu certamente fico na frente disso”, disse Kirby.
Quanto a qual grupo é responsável pelo ataque, Kirby disse que a administração ainda está “investigando qual grupo foi especificamente responsável por isso.”
“Acho que temos um bom senso”, disse Kirby, “e nós certamente acreditamos que o grupo foi apoiado por Kata’ib Hezbollah, que é um dos principais grupos apoiados pela Guarda Revolucionária IRGC no Iraque e na Síria que têm conduzido tantos desses ataques às nossas tropas em nossas instalações.”
Kirby também disse que, embora este tenha sido o primeiro ataque mortal às tropas dos EUA na região desde o começo da guerra em 7 de outubro, está longe de ser a primeira tentativa.
“Este teve consequências letais de maneiras que os anteriores não tiveram, mas isso não significa que a intenção dos ataques anteriores também não foi letal, é só que fomos capazes de derrotá-los”, disse ele.