Chile: Boric parabeniza candidatos por 2º turno e pede debate de alto nível
Jeannette Jara, da coalizão de esquerda, e José Antonio Kast, do partido de ultra-direita, se enfrentam em 14 de dezembro

O presidente do Chile, Gabriel Boric, parabenizou os candidatos Jeannette Jara e José Antonio Kast neste domingo (16) por avançarem para o 2º turno das eleições presidenciais do país sul-americano, que serão realizadas em 14 de dezembro.
Em mensagem à nação, Boric afirmou que pediu a ambos os candidatos "um debate de alto nível", no qual sejam propostas soluções para os principais problemas do Chile.
A candidata do partido governista, Jeannette Jara, do Partido Comunista e da coligação Unidade pelo Chile, e o candidato da oposição, José Antonio Kast, do Partido Republicano, lideram a contagem de votos na eleição presidencial do Chile neste domingo, de acordo com o Serviço Eleitoral do país (Servel).
Após a divulgação do resultado, Jara agradeceu aos seus apoiadores pelo voto no primeiro turno e pediu que eles divulguem “uma mensagem de esperança e de futuro”.
Em uma mensagem, ele também reconheceu algumas das propostas de outros candidatos, particularmente no que diz respeito à saúde.
Kast discursou para seus apoiadores ao lado de Evelyn Matthei, que momentos antes havia reconhecido a derrota e anunciado seu apoio a Kast no próximo turno.
Kast agradeceu a Matthei pelo apoio e disse que, se vencer, buscará solucionar os problemas que o governo do presidente Gabriel Boric não resolveu.

