Brasil conversa com EUA, Rússia e China para tentar aprovar resolução na ONU
Chanceler Mauro Vieira conversou pessoalmente nesta terça-feira (31) com embaixadores dos três países responsáveis por vetar as últimas resoluções sobre o assunto
O chanceler Mauro Vieira conversou pessoalmente nesta terça-feira (31) com os embaixadores dos Estados Unidos, da Rússia e da China para tentar aprovar a nova resolução sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
Os três países são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e foram responsáveis por vetar as últimas resoluções sobre o assunto. França e Reino Unido também estão sendo contatados pelos diplomatas brasileiros.
Segundo fontes ouvidas pela CNN, trata-se de um esforço concentrado do Brasil de tentar aparar as arestas sobre a resolução que já está nas mãos dos membros permanentes. O rascunho enviado pelo Brasil busca um meio-termo, que contemple o direito de defesa de Israel com condições, mas também a ajuda humanitária à Gaza.
Hoje é o último dia da presidência do Brasil no conselho de segurança, mas o país segue como membro até o final do ano. Dificilmente a resolução – a quinta sobre o assunto– será votada nesta terça.
A partir de amanhã assume a China, que tem se alinhado à Rússia contra os Estados Unidos.