Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil negocia moderar projeto de resolução dos EUA na ONU

    Avaliação inicial é a de que é essencial que o Brasil apoie o projeto, mas com algumas alterações para equilibrar o texto

    Caio Junqueirada CNN

    Ouvir notícia

    O Brasil negocia com os Estados Unidos alterações no projeto de resolução que os norte-americanos submeteram nesta quinta-feira aos países que integram o Conselho de Segurança da ONU. No documento, revelado pela CNN, os americanos pedem a condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia e a imediata retirada das tropas.

    Segundo fontes do governo brasileiro, a avaliação inicial é a de que é essencial que o Brasil apoie o projeto, mas com algumas alterações para equilibrar o texto.

    Por exemplo, defender o diálogo, reconhecer que acordos do passado nunca foram completamente implementados por nenhuma das partes e oferecer uma melhor contextualização da situação. Em suma, fugir da lógica de que há um país culpado e que os demais são inocentes neste embate.

    Ainda que não haja essas alterações, a tendência é de que o Brasil endosse o documento para evitar um isolamento no colegiado. E ainda que a proposta seja apresentada, não há muitas ilusões de que ela seja aprovada.

    Primeiro porque a Rússia preside o Conselho e pode sequer colocar o projeto em votação. Segundo que os cinco países permanentes (Rússia, China, Estados Unidos, França e Reino Unido) têm poder de veto.

    Mais Recentes da CNN