Brasil quer reforçar com Alemanha discurso sobre mudança em Conselho de Segurança da ONU

Expectativa de assessores do governo é de que o assunto seja tratado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o chanceler alemão Olaf Scholz em dezembro

Gustavo Uribe, da CNN
Sessão do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, EUA  • 16/10/2023REUTERS/Andrew Kelly
Compartilhar matéria

O Brasil deve reforçar com a Alemanha a necessidade de mudanças no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

A expectativa de assessores do governo é de que o assunto seja tratado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o chanceler alemão Olaf Scholz em dezembro.

Após participação na COP 28 nos Emirados Árabes, em novembro, o petista deve fazer um pouso na Alemanha, para uma visita oficial.

Assim como o Brasil, a Alemanha também pleiteia por um assento permanente no grupo, hoje formado por Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França.

A visita de Lula à Alemanha atenderia a um convite de Scholz, que quer retomar o mecanismo das consultas intergovernamentais, uma troca bilateral entre os dois países. O último encontro foi em 2015.

Com a ausência de um consenso sobre a guerra entre Israel e Hamas, o Conselho de Segurança tem sido criticado pelas atuais regras de veto a resoluções.

Na última reunião, a resolução feita pelo Brasil, atualmente no comando rotativo do órgão mundial, foi vetada pelos Estados Unidos.