Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasileiros já estão em Rafah aguardando autorização para cruzar fronteira com Egito

    Segundo a brasileira Shahed al-Banna, o grupo de brasileiros que deseja ser repatriado chegou na passagem de Rafah, local na fronteira de Gaza com o Egito

    Pedro Teixeirada CNN

    em Brasília

    Os 22 brasileiros que desejam ser repatriados já estão na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito. A informação foi confirmada pela brasileira Shahed al-Banna, que está no grupo.

    Os brasileiros conseguiram embarcar no ônibus fretado pelo governo brasileiro na manhã deste sábado (14) e foram em um primeiro momento à cidade de Khan Yunis, distante cerca de 10 km de Rafah.

    São 10 brasileiros que estavam abrigados em uma escola aguardando transporte que se juntam a outros 12 que já haviam recebido resgate para o sul da região.

    Outros nove que também estavam na escola na região norte informaram que não desejam ser repatriados e disseram que preferem seguir em Gaza..

    O número de brasileiros abrigados nessa escola aumentou para 19 após Israel dar um prazo de 24 horas para que civis deixassem o norte de Gaza. São 11 crianças, cinco mulheres e três homens.

    Toda a operação tem sido tratada com cautela porque ainda depende da autorização dos egípcios para a passagem dos brasileiros na fronteira. Existe a possibilidade da realização de um comboio internacional para a saída de cidadãos de vários países.

    As negociações diplomáticas entre Brasil e Egito para que a passagem de Rafah seja aberta duram dias. A autorização para a travessia de Gaza para o Egito está sendo negociada pelo Brasil com o país egípcio e Israel.

    Questionado sobre a expectativa de abertura da fronteira, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse: “O ideal seria que fosse o mais rápido possível, mas é uma negociação diplomática envolvendo uma crise, uma guerra, então não sei quanto tempo será necessário para acomodar as posições.”

    Na sexta-feira (13), o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, disse à CNN que há expectativa de retirada dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza ao longo deste sábado.

    “Será preciso ver a possibilidade de passar para o Egito porque a passagem foi muito danificada, mas se houver possibilidade [de cruzar a fronteira para o Egito] pode ser que amanhã à tarde mesmo ocorra a transferência e aí o comboio segue ao aeroporto mais próximo, que não é o do Cairo”, completou.

    Depois de atravessar a passagem para o Egito, o plano é que os brasileiros sejam deslocados para o Aeroporto de El Arish.

    Então, eles embarcariam em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) no aeroporto para retornar ao Brasil. A FAB enviou na quinta-feira (13) um voo extra para trazer os brasileiros que estão em Gaza. O VC-2 – aeronave da Presidência da República – já está em Roma e aguarda orientações.

    VÍDEO: Netanyahu visita tropas israelenses neste sábado