Câmara de Lisboa aprova gratuidade para jovens e idosos no transporte municipal

Decisão foi tomada por unanimidade; medida deverá entrar em vigor entre junho e julho para as pessoas com mais de 65 anos

Trem e ônibus em Lisboa, Portugal
Trem e ônibus em Lisboa, Portugal Getty Images

Da CNN*

Ouvir notícia

Em Portugal, a Câmara de Lisboa aprovou nesta semana a gratuidade nos transportes públicos municipais para jovens e idosos residentes na cidade. A decisão foi tomada por unanimidade e foi anunciada pelo presidente da Casa, Carlos Moedas.

Em entrevista coletiva após a reunião em que a decisão foi tomada, Moedas afirmou que espera que a medida entre em vigor em “junho ou julho” para as pessoas com mais de 65 anos e até setembro para os estudantes com até 23 anos.

Depois de ter feito o anúncio, o presidente da Câmara considerou a ocasião como um “dia histórico” para Lisboa e afirmou que somente mais “duas ou três” cidades europeias.

“Também é um dia histórico naquilo que eu quis trazer para a política, que é a capacidade de fazer política com todos”, destacou Moedas. Ele acrescentou que a medida é resultado dos esforços de todos os vereadores da Casa.

Além de promover a inclusão, a gratuidade também tem o objetivo de ajudar no combate às mudanças climáticas, já que pode fazer com que mais pessoas troquem os automóveis pelo transporte público, diminuindo a emissão de poluentes.

* Com informações da CNN Portugal

Mais Recentes da CNN