Pacheco assina termos de cooperação com a universidade de Coimbra, em Portugal

Acordo visa a viabilização de um projeto sobre o bicentenário da independência do Brasil

Anna Gabriela Costada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai assinar um acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra, em Portugal, visando viabilizar um projeto pela comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil.

O projeto “200 anos, 200 livros” – uma curadoria da literatura em língua portuguesa – que faz parte das comemorações oficiais do bicentenário da independência do país, busca compreender a história do Brasil.

A ação convidou várias personalidades brasileiras para montar uma lista de 200 livros que os brasileiros e o mundo devem ler para entender melhor o país.

Além de Pacheco, o senador Randolfe Rodrigues – presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência – também participará do encontro.

Após a solenidade, que ocorrerá nesta quinta-feira (21), em Coimbra, Rodrigo Pacheco deve se encontrar com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa.

No encontro, Pacheco entregará o convite ao presidente português e ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, para participarem, no Congresso Nacional, da sessão solene em 8 de setembro, que irá comemorar o aniversário do bicentenário da Independência do Brasil.

O projeto é uma iniciativa da Associação Portugal Brasil 200 anos, Universidade de Coimbra e o município de Coimbra.

Mais Recentes da CNN