Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caminhões da ONU poderão cruzar fronteira entre Gaza e Israel a partir deste domingo (17)

    É a primeira vez desde o início do conflito que a ajuda humanitária chega através de território israelense

    Bandeira da ONU em caminhão com ajuda humanitária a caminho de Gaza
    Bandeira da ONU em caminhão com ajuda humanitária a caminho de Gaza 27/11/2023REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

    Richard Allen Greeneda CNN

    Jerusalém

    Caminhões de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) começam a entrar em Gaza pelo território israelense a partir deste domingo (17). É a primeira vez desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, segundo as autoridades do país.

    O Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT), de Israel, disse que os caminhões serão submetidos a verificações de segurança e transferidos diretamente para Gaza através da passagem de mercadorias de Kerem Shalom.

    “Isto aumentará o volume diário de ajuda humanitária que entra em Gaza e é entregue ao povo”, disse o COGAT num post no X – antigo Twitter – no domingo.

    Kerem Shalom é uma das duas passagens israelenses onde caminhões de ajuda humanitária foram inspecionados esta semana, mas não foram autorizados a entrar diretamente em Gaza. Em vez disso, foram enviados de volta, para acesso através de Rafah, vindo do Egito.

    O Gabinete do primeiro-ministro israelense anunciou pela primeira vez na sexta-feira (15) que a ajuda seria permitida através da passagem de Kerem Shalom, dizendo que o gabinete “aprovou temporariamente a descarga dos caminhões no lado de Gaza por ‘Kerem Shalom’, em vez de os devolver a Rafah. “