Caminhões da ONU poderão cruzar fronteira entre Gaza e Israel a partir deste domingo (17)

É a primeira vez desde o início do conflito que a ajuda humanitária chega através de território israelense

Richard Allen Greene, da CNN, Jerusalém
Bandeira da ONU em caminhão com ajuda humanitária a caminho de Gaza  • 27/11/2023REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Compartilhar matéria

Caminhões de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) começam a entrar em Gaza pelo território israelense a partir deste domingo (17). É a primeira vez desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, segundo as autoridades do país.

O Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT), de Israel, disse que os caminhões serão submetidos a verificações de segurança e transferidos diretamente para Gaza através da passagem de mercadorias de Kerem Shalom.

“Isto aumentará o volume diário de ajuda humanitária que entra em Gaza e é entregue ao povo”, disse o COGAT num post no X - antigo Twitter - no domingo.

Kerem Shalom é uma das duas passagens israelenses onde caminhões de ajuda humanitária foram inspecionados esta semana, mas não foram autorizados a entrar diretamente em Gaza. Em vez disso, foram enviados de volta, para acesso através de Rafah, vindo do Egito.

O Gabinete do primeiro-ministro israelense anunciou pela primeira vez na sexta-feira (15) que a ajuda seria permitida através da passagem de Kerem Shalom, dizendo que o gabinete “aprovou temporariamente a descarga dos caminhões no lado de Gaza por 'Kerem Shalom', em vez de os devolver a Rafah. "