Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caminhões de ajuda devem começar a entrar em Gaza

    Passagem de Rafah, principal ponto de entrada para auxílio, está fechada há quase três semanas

    Caminhões com ajuda humanitária são inspecionados na passagem de Kerem Shalom
    Caminhões com ajuda humanitária são inspecionados na passagem de Kerem Shalom 12/12/2023COGAT via X/Divulgação via REUTERS

    Da Reuters

    Cerca de 200 caminhões de ajuda humanitária, incluindo quatro de combustível, deverão entrar em Gaza no domingo (26), através da passagem de fronteira de Kerem Shalom. A informação é do chefe da Sociedade do Crescente Vermelho Egípcio no Sinai do Norte, Khaled Zaye, à Reuters.

    A Al Qahera News TV, afiliada ao governo egípcio, compartilhou um vídeo no site de mídia social X do que disse serem os veículos de ajuda entrando no cruzamento.

    A passagem fronteiriça de Rafah, que era o principal ponto de entrada em Gaza para ajuda humanitária e fornecimentos comerciais, está fechada há quase três semanas, desde que Israel assumiu o controle do lado palestiniano da passagem, ao mesmo tempo que intensificou a sua ofensiva militar na área no dia 6 de maio.

    O Egito e os Estados Unidos concordaram, na sexta-feira (24), em enviar ajuda através da passagem próxima de Kerem Shalom, em Israel, até que sejam tomadas medidas legais para reabrir Rafah pelo lado palestino, disse a presidência egípcia.

    Um monitor global da fome alertou para a fome iminente em partes de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de pessoas.