Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Campo de refugiados de Jabalia, em Gaza, é cercado por tropas, segundo militares

    Local, que antes abrigava a maior quantidade de refugiados do território, já foi alvo de ataques durante a guerra

    Campo de refugiados Jabalia, norte de Gaza, sob ataque de Israel
    Campo de refugiados Jabalia, norte de Gaza, sob ataque de Israel 21/11/2023 REUTERS/Abed Sabah

    Amir Talda CNN

    As tropas israelenses cercaram o campo de refugiados de Jabalia, no norte de Gaza, disseram os militares israelitas nesta terça-feira (05), enquanto procuram completar as suas ofensivas contra militantes do Hamas no norte do território.

    O maior campo de Gaza foi atingido por novos ataques israelenses nos últimos dias, após o fim de uma pausa de uma semana no conflito.

    Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel disseram que “operaram contra os redutos do Hamas em Jabalia.

    As FDI também anunciaram que “assumiram o controle dos principais postos militares a partir dos quais foram realizados ataques às tropas”.

    Além disso, Israel também afirmou que armas e lançadores foram localizados “em complexos civis” e que “localizou e destruiu foguetes encontrados no jardim de uma residência no norte da Faixa de Gaza”.

    Jabalia é um campo de refugiados densamente povoado, estabelecido pouco depois da guerra árabe-israelense de 1948, quando centenas de milhares de palestinos fugiram ou foram expulsos do território que abrangia o então recém-criado Estado de Israel, e mais tarde tiveram seu retorno negado. O acampamento é uma área povoada e urbanizada, com casas, lojas e prédios de apartamentos espremidos uns contra os outros.

    Os ataques israelenses que ocorreram em outubro contra os comandantes do Hamas e a infraestrutura do grupo militante no campo causaram danos catastróficos e mataram um grande número de pessoas, segundo testemunhas e autoridades médicas no território.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original