Casa Branca monitora ataques do Irã no Iraque e no Catar

Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, estão na Sala de Situação

Da Reuters
Compartilhar matéria

A Casa Branca e o departamento de Defesa dos Estados Unidos estão cientes dos ataques do Irã às bases militares americanas no Iraque e Catar, nesta segunda-feira (23).

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, estão na Sala de Situação, de acordo com um funcionário da Casa Branca.

Segundo o jornal New York Times, o Irã coordenou os ataques com autoridades do país com antecedência para "minimizar baixas".

Mais cedo, o Irã confirmou ter atacado uma base dos EUA em Doha, capital do Catar, após os temores de uma retaliação aos americanos por causa do ataque a instalações nucleares iranianas, no fim de semana.

Testemunhas relataram terem ouvido explosões em Doha. O Catar abriga a maior base americana no Oriente Médio. Até agora, não há relatos sobre vítimas.

A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA estão cientes e monitoram a situação.

A Base Aérea de Al Udeid foi atacada "por mísseis balísticos de curto e médio alcance originários do Irã", disse uma autoridade de defesa dos EUA.

O órgão de segurança máxima do Irã afirmou ao Catar que a ação não representa nenhuma ameaça ao "nosso amigo e fraterno vizinho".

O Irã ameaçou retaliar os EUA após ataques às suas instalações nucleares.

(Em atualização)