Catedral atingida por ataques russos em Odessa foi construída no século 19

Os ataques à cidade de Odessa durante a noite de sábado (22) e madrugada de domingo (23), deixaram pelo menos uma pessoa morta e 19 feridos

Da CNN Brasil
Catedral da Transfiguração, em Odessa, danificada após bombardeio russo contra a Ucrânia, em 23 de julho de 2023.
Catedral da Transfiguração, em Odessa, danificada após bombardeio russo contra a Ucrânia, em 23 de julho de 2023.  • Serhii Smolientsev/Reuters
Compartilhar matéria

Ataques russos atingiram e danificaram severamente uma catedral ortodoxa em Odessa, na Ucrânia, conhecida como Catedral da Transfiguração ou Catedral Spaso-Preobrazhenskyi.

A catedral é a maior igreja ortodoxa da cidade e foi consagrada em 1809. A estrutura já foi danificada anteriormente durante a era soviética em 1936, mas foi reconstruída quando a Ucrânia se tornou uma nação independente.

A construção se encontra no centro histórico da cidade, patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Por conta das ameaças representadas pela guerra, a UNESCO adicionou o local à sua lista protegida no início do ano.

Os ataques à cidade de Odessa durante a noite de sábado (22) e madrugada de domingo (23), deixaram pelo menos uma pessoa morta e 19 feridos, além de danificar prédios residenciais e monumentos arquitetônicos.

Uma onda de ataques russos têm atingido a cidade portuária ucraniana ao longo da última semana. Até sexta-feira (21), os moradores suportaram pelo menos quatro noites de bombardeio.

*Publicado por Fernanda Pinotti

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original