Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Celso Amorim entra nas negociações com Egito por resgate de brasileiros em Gaza

    Chefe da assessoria internacional da Presidência da República ligou para assessora direta do presidente do Egito

    Celso Amorim
    Celso Amorim CNN/Reprodução

    Pedro Teixeirada CNN

    em Brasília

    Na tentativa de garantir a retirada dos cerca de 22 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, o chefe da assessoria internacional da Presidência da República, Celso Amorim, telefonou nesta quinta-feira (12) para Faiza Aboul Naga, assessora direta para assuntos de segurança do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.

    O Brasil precisa da ajuda do Egito para resgatar 28 brasileiros que estão na região mais crítica do conflito entre Israel e Hamas. Apesar dos esforços, ainda não há uma data para que essa operação de resgate aconteça.

    A principal opção levantada até aqui é retirar o grupo pela passagem de Rafah. A região, que é a única da Faixa de Gaza que faz fronteira com outro país além de Israel, é tratada como a principal porta de saída.

    Na quarta-feira (11), o Itamaraty informou os brasileiros que estão na região que Brasil e Egito negociam a possibilidade de um “corredor humanitário” para o deslocamento das pessoas que desejam deixar Gaza.

    O chanceler Mauro Vieira adiou uma visita às Filipinas e viajou para Nova York para participar de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira (13). O encontro foi convocado pelo Brasil.

    Veja: Brasileira em Gaza relata ordem para deixar casa: “Vão atacar”