Centenas de pegadas de dinossauros são descobertas na Polônia

Os rastros foram descritos pelo Instituto Geológico Polonês como um tesouro

As pegadas foram encontradas em uma mina de argila a céu aberto em Borkowice
As pegadas foram encontradas em uma mina de argila a céu aberto em Borkowice PGR-NRI

Reuters

Varsóvia

Ouvir notícia

Centenas de pegadas de dinossauros, tão bem preservadas que até mesmo a pele escamosa pode ser vista, foram encontradas na Polônia, dando uma visão de um ecossistema complexo cerca de 200 milhões de anos atrás, disseram os geólogos.

Descrito pelo Instituto Geológico Polonês do Instituto Nacional de Pesquisa como um tesouro, os rastros fossilizados e os ossos foram encontrados em uma mina de argila a céu aberto em Borkowice, 130 quilômetros ao sul de Varsóvia.

Geólogos encontraram centenas de pegadas de dinossauros / PGR-NRI

“Nos rastros deixados pelos dinossauros, você pode ler seu comportamento e hábitos…temos rastros deixados por dinossauros correndo, nadando, descansando e sentados”, disse o geólogo Grzegorz Niedzwiedzki.

As maiores pegadas de dinossauros carnívoros têm 40 centímetros de comprimento e, em muitos casos, a pele pode ser vista em detalhes.

“Para que tal estado de preservação seja possível, uma sequência muito especial de eventos deve ocorrer em um curto espaço de tempo”, disse o geólogo Grzegorz Pienkowski em um comunicado.

As pegadas pertencem a pelo menos sete espécies diferentes de dinossauros / PGR-NRI

Várias centenas de pegadas de dinossauros, representando pelo menos sete espécies, foram encontradas e os geólogos dizem que provavelmente encontrarão mais. Eles também descobriram fragmentos de ossos de animais e peixes.

Texto traduzido. Leia o original em inglês.

Mais Recentes da CNN