Cidade chinesa Xian registra maior número de casos diários de Covid desde Wuhan

Foram registradas 175 infecções transmitidas localmente na segunda-feira — maior contagem em uma cidade chinesa desde março de 2020

Alunos e professores fazem fila para o teste de ácido nucleico COVID-19 na Northwestern Polytechnical University durante uma nevasca em 25 de dezembro de 2021 em Xian, província de Shaanxi, na China.
Alunos e professores fazem fila para o teste de ácido nucleico COVID-19 na Northwestern Polytechnical University durante uma nevasca em 25 de dezembro de 2021 em Xian, província de Shaanxi, na China. VCG via Getty Images

Da CNN*

Ouvir notícia

A cidade Xian, no noroeste da China, registrou 175 casos de Covid-19 transmitidos localmente na segunda-feira — a maior contagem de infecção diária em uma cidade chinesa desde março de 2020.

A região já notificou 810 casos locais desde um surto que teve início em 9 de dezembro, um dos piores localizados na China desde que Wuhan se tornou o epicentro da pandemia, em 2019.

Xian, onde vivem 13 milhões de pessoas, entrou em lockdown em 23 de dezembro, fechando locais e transportes públicos, exceto serviços essenciais como supermercados e hospitais.

As autoridades reforçaram ainda mais as medidas de controle contra a Covid na segunda-feira, à medida que as infecções locais aumentavam, exigindo que todos os residentes ficassem em casa, a menos que tenham permissão para sair para o teste em massa.

Reforços

O jornal estatal People’s Daily disse que 150 médicos militares da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo foram enviados a Xian para ajudar em hospitais locais na segunda-feira. Alguns deles possuem experiência no combate ao surto inicial de Covid-19 em Wuhan.

Embora os casos devam aumentar nos próximos dias, o surto de Xian está sob controle, de acordo com Wei Xiaoli, do CDC da cidade. Em entrevista coletiva, ele afirmou que os residentes “não precisam se preocupar com o rápido aumento de casos”, descobertos por programas de testes em massa.

De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, a China notificou 182 casos sintomáticos transmitidos localmente na segunda-feira — 180 deles na província de Shaanxi, da qual Xian é a capital.

Além disso, um caso foi descoberto no sudeste da província de Zhejiang e no sudoeste da província de Yunnan.

*Texto traduzido. Para ler o original, clique aqui

Mais Recentes da CNN