Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cientista fã de Taylor Swift dá nome da cantora à nova espécie de animal invertebrado

    Milípedes são uma das criaturas menos conhecidas porque não são tão chamativos quanto borboletas ou libélulas, disse o especialista que nomeou o animal

    Taylor Swift
    Taylor Swift Getty Images

    Megan Marplesda CNN

    Taylor Swift tem inúmeros Grammys e American Music Awards, mas esta nova homenagem será a primeira para a estrela pop global.

    Uma espécie recém-descoberta de milípede recebeu o nome de Swift, de acordo com um estudo publicado na revista ZooKeys. Chama-se Nannaria swiftae, ou ‘milípede de garras torcidas Swift’.

    O autor principal do estudo, Derek Hennen, é um autoproclamado Swiftie e queria homenagear a cantora. Ele era doutorando na Virginia Tech, em Blacksburg, na época da pesquisa.

    “A música dela me ajudou em tempos difíceis, e é um tipo de agradecimento que posso dar pela alegria que sua música me trouxe”, disse Hennen.

    Hennen encontrou o milípede no Parque Estadual Fall Creek Falls em Spencer, Tennessee, o mesmo estado para o qual Swift se mudou quando adolescente para seguir sua carreira de cantora.

    Se Swift souber do nome, Hennen espera que ela fique feliz e use isso como uma oportunidade para aprender mais sobre o milípede.

    “Para um cientista, nomear uma espécie em homenagem a alguém é uma honra, então espero que ela veja isso de forma positiva”, disse ele.

    É um milípede “bonito” com uma cor castanha e manchas laranja-avermelhadas nas laterais, disse Hennen.

    Paul Marek, professor associado do departamento de entomologia da Virginia Tech, e doutorando formal Jackson Means na Virginia Tech, viajou com Hennen por 17 estados de 2015 a 2019 e encontrou 17 novas espécies de milípedes.

    “É engraçado porque quando eu comecei, era como ‘Uau! Uma nova espécie!’ mas depois de alguns anos, é como ‘temos outra nova espécie de milípedes, jogue-a na pilha'”, disse Hennen.

    Os milípedes são uma das criaturas menos conhecidas porque não são tão chamativos quanto borboletas ou libélulas, e é por isso que tantas novas espécies estão sendo descobertas, disse ele.

    Espécie de milípede semelhante à que levou o nome de Taylor Swift
    Espécie de milípede semelhante à que levou o nome de Taylor Swift

    Esses insetos preferem habitats selvagens e são importantes no processo de ciclagem de nutrientes, disse Hennen. Os milípedes atuam como “recicladores de folhas”, comendo plantas mortas e fazendo cocô, fertilizando o solo, explicou.

    Outro milípede especial

    Swift não é a única pessoa a ter Hennen nomeando uma descoberta de milípedes em sua homenagem. Hennen nomeou outra nova espécie Nannaria marianae, também conhecida como o milípede de garras torcidas de Maple Flats, em homenagem a sua esposa, Marian.

    Em suas caminhadas juntos, sua esposa esperava pacientemente enquanto Hennen procurava milípedes, o que acontecia em quase todos os passeios, disse ele.

    “Ela estava ao meu lado o tempo todo enquanto eu estava trabalhando no meu doutorado e me deu muito amor e apoio, e esta é a minha maneira de mostrar a ela meu amor e apoio por ela”, disse Hennen.

    Outras celebridades tiveram um animal ou planta com o nome delas:

    • A drag queen RuPaul tinha uma mosca cor de arco-íris, Opaluma rupaul;
    • Uma mosca de abelha encontrada na Austrália foi chamada de Paramonovius nightking, em homenagem ao Rei da Noite em Game of Thrones;
    • Leonardo DiCaprio teve uma árvore, Uvariopsis dicaprio, em homenagem a ele por seus esforços de conservação;
    • Cientistas australianos nomearam várias novas espécies em homenagem a personagens da Marvel, incluindo Thor. O nome científico da espécie de mosca é Daptolestes bronteflavus, com a segunda palavra traduzindo para “trovão loiro”;
    • Muitos outros animais têm nomes de celebridades como Dolly Parton e Lady Gaga – Parton tinha um líquen com o nome dela chamado Japewiella dollypartoniana e Gaga tinha um gênero de plantas inteiro chamado monstraparva, também conhecido como sua sequência de DNA, GAGA.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original